DMPNo dia 9 de abril de 2021, realizar-se-á uma conferência intitulada “Doenças do Movimento em Cabo Verde”, numa iniciativa conjunta do Grupo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa em Saúde (GIEPS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), e da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, através da Grupo Disciplinar de Psicologia. O evento decorrerá no auditório da Reitoria e online, às 14h30.  

A conferência está organizada no âmbito do Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson, que se marca a 11 de abril de cada ano, e o objetivo é informar o público em geral quanto ao combate aos preconceitos sobre a doença, assim como trocar ideias entre pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde para melhor qualidade de vida.

Participam na conferência especialistas nacionais e internacionais reconhecidos como Mário Miguel Rosa, professor de Neurologia e Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Antónia Rodrigues Fortes, Médica graduada do quadro do Ministério de Saúde, exercendo Neurologia no Hospital Agostinho Neto.

Esta será uma oportunidade única para discutir as doenças neurológicas que provocam o aumento dos movimentos voluntários ou involuntários, ou uma diminuição ou maior lentidão dos movimentos. Elas são relativamente frequentes e podem causar incapacidade importante aos doentes. Entre estas doenças, conta-se a Doença de Parkinson, que é a segunda doença neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account