Conversa_com_escritor_José_Peixoto.JPG

JP.JPG

A Universidade de Cabo Verde promoveu no dia 6 de maio uma conversa literária sobre “Literância e Memórias (s)”, com o multipremiado escritor português, José Luís Peixoto, num diálogo de celebração entre a literatura, a memória e a música.

“Nesta conversa fala-se de cultura, das referências que cada um tem, de memória e de alguns pilares que constituem aquilo que nos leva a ter uma língua, que entre Cabo Verde e Portugal é um contacto que tem uma história e cultura em comum, e é a partir daí que estabelecemos pontes que espero que seja cada vez mais efetiva”, adiantou José Peixoto, em entrevista.

O autor destacou a capacidade da literatura de registar emoções e experiências, permitindo que elas perdurem ao longo do tempo e sirvam de inspiração para as gerações futuras.

Organizada pela Universidade de Cabo Verde, em colaboração com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, a iniciativa teve como objetivo promover a interação entre as culturas cabo-verdiana e portuguesa, explorando os laços históricos e culturais que unem os dois países.

Este evento faz parte das comemorações do Mês da Língua Portuguesa, celebrando a diversidade linguística e cultural presente em Cabo Verde e Portugal. O encontro literário enfatizou o multilinguismo e o multiculturalismo como elementos enriquecedores para as comunidades cabo-verdianas e portuguesas.

A conversa literária reuniu membros da comunidade académica, alunos de diferentes escolas secundárias, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de ideias entre diferentes gerações.

A Universidade de Cabo Verde continua a promover iniciativas que valorizam a literatura, a cultura e o diálogo intercultural, reforçando seu compromisso em oferecer uma educação de qualidade e enriquecedora para seus estudantes e para a comunidade académica em geral.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account