atividade-física_f4080_3d132.jpg

A Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em colaboração com o Politécnico de Coimbra, Portugal, realizou na semana de 21 a 25 de julho de 2025 uma recolha de dados sobre níveis de atividade física, transtornos do desenvolvimento e desempenho motor na população idosa da Cidade da Praia. A iniciativa insere-se no projeto internacional MOTIONS – Human Motor Behavior Lifespan Study, que avalia indivíduos de 3 a 80 anos em contextos culturais diversos de Portugal, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Sob a liderança do Coordenador Científico e Pedagógico do projeto em Cabo Verde, Professor Filomeno Tavares, a equipa técnica contou com a participação direta de Gonçalo Dias e Rodrigo Mendes, docentes da Escola Superior de Educação de Coimbra. Participaram também os bolseiros do projeto Ângelo Gomes, Ivanésia Baiane, Patrick Sanca e Luís Fernandes, após concluírem períodos de formação laboratorial em Coimbra, entre três a quatro meses. Destaca-se ainda a presença de Anderson Tavares, estudante do 1.º ano da Licenciatura em Educação Física e Desporto da Uni-CV.

Durante esta semana, foram utilizados diversos instrumentos científicos para avaliação motora e física dos idosos, permitindo testar e confirmar a capacidade da Uni-CV para realizar futuras recolhas de grande dimensão e alta complexidade técnica. Este trabalho insere-se diretamente nas ações do Laboratório de Desporto, Educação Física e Saúde da universidade, visando contribuir, com dados rigorosos, para futuras decisões políticas e estratégias de saúde pública.

Paralelamente à recolha, ocorreu um encontro institucional com Clara Marques, Presidente da Associação para Promoção do Património Educacional de Cabo Verde (ASPPEC), para debater uma publicação conjunta no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O programa incluiu ainda visitas institucionais ao Campus do Palmarejo Grande.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account