david_.jpg

Cabo Verde conquistou a primeira medalha da sua história nos Jogos Olímpicos com o bronze arrecadado pelo pugilista David de Pina na categoria dos 51 quilos. David de Pina, estudante do curso de Educação Física e Desporto na Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), alcançou este marco histórico para o país.

Em Paris, o atleta cabo-verdiano iniciou o seu percurso olímpico ao derrotar o tailandês Thitisan Panmot nos oitavos-de-final, seguido de uma vitória sobre o zambiano Patrick Chinyemba nos quartos-de-final. Ao atingir as meias-finais, David de Pina já tinha garantido pelo menos o bronze na sua modalidade, o boxe.

No domingo, 4 de agosto, na Arena Norte de Paris, David de Pina defrontou Hasanboy Dusmatov, pugilista do Uzbequistão, que é o segundo cabeça-de-série. O pugilista cabo-verdiano lutou bravamente até ao fim, mas não conseguiu superar o atleta do Uzbequistão. Hasanboy Dusmatov venceu David de Pina por 5-0, com todos os juízes a darem a vitória ao pugilista do Uzbequistão.

Apesar de a sua participação ter terminado nas meias-finais, David de Pina fez história para o arquipélago ao tornar-se o primeiro atleta cabo-verdiano a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos.

Esta foi a segunda participação de David de Pina nos Jogos Olímpicos. Em Tóquio 2020, o pugilista cabo-verdiano foi eliminado nos oitavos-de-final. Em Paris 2024, ao vencer Thitisan Panmot e Patrick Chinyemba, David de Pina gravou o seu nome na história olímpica de Cabo Verde.

David de Pina entrou na Universidade de Cabo Verde em 2016 e encontra-se na fase final do curso de licenciatura em Educação Física e Desporto na Faculdade de Educação e Desporto (FaED). As exigências da preparação da participação nos Jogos Olímpicos limitaram o desenvolvimento da sua monografia. Ele acredita que a Uni-CV é um dos principais responsáveis pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional. “A entrada na Uni-CV permitiu-me adquirir conhecimentos que me ajudaram a crescer tanto a nível pessoal como profissional”, disse David de Pina numa entrevista cedida à Uni-CV.

A Universidade de Cabo Verde felicita David de Pina por este feito extraordinário, que eleva o nome do nosso país no cenário internacional e serve de inspiração para todos os nossos estudantes. Este reconhecimento é um testemunho do empenho, talento e dedicação de David, refletindo a excelência da formação proporcionada pela Uni-CV. Parabéns, David de Pina, pelo brilhante sucesso e por tornar-se um ícone de perseverança e conquista para Cabo Verde!

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account