No âmbito de uma mobilidade Erasmus+, a Presidente da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde, Aleida Furtado, esteve na cidade de Santander, Espanha, entre os dias 23 e 28 de maio, na Faculdade de Educação da Universidade de Cantábria.
Durante os cinco dias, a Presidente reuniu-se com a Decana da referida faculdade, com o intuito de analisar as possibilidades de cooperação entre as duas faculdades nas seguintes áreas:
- Mobilidade docente, com estadas de curta duração, com o objetivo de efetuar trocas de experiências entre os docentes das duas faculdades;
- Mobilidade discente, com duração de um semestre, permitindo o conhecimento de realidades educativas diferentes.
- Identificação dos cursos de doutoramento existentes na referida faculdade e análise de possibilidade dos docentes da FaED ingressarem nos referidos cursos.
A nível da faculdade, teve também a oportunidade de se reunir com diferentes grupos de investigação, nomeadamente:
- Grupo Amentúrete, que apoia alunos com altas habilidades na realização de experiências enriquecedoras em diferentes áreas e em diferentes cursos oferecidos pela universidade. O programa permite que jovens do ensino secundário com altas habilidades possam participar, por exemplo, em estágios laboratoriais com docentes universitários das áreas de química, física, biologia, entre outros.
- Grupo Lectura, Escritura y Aprendizaje,que dedica ao estudo dos processos cognitivos da aprendizagem da leitura e escrita.
- Grupo IMPAR-ES, que realiza investigações nas áreas de inclusão e participação educativa e social.
Durante a sua estada, Aleida Furtado partilhou com os formandos do curso de Educação de Infância a experiência de Cabo Verde na área da Educação Inclusiva e fez também a apresentação da Universidade de Cabo Verde em geral, com destaque para a Faculdade de Educação e Desporto.
Por fim, reuniu-se com o doutorando António Teixeira, formando do curso de Doutoramento em Educação da FaED, que se encontra na Faculdade de Educação da Universidade de Cantábria há 4 meses, no âmbito do programa de Erasmus +. O encontro teve como objetivo perceber a dinâmica do trabalho que o formando está a desenvolver naquela faculdade, o seu processo de integração e, ainda, perceber o ponto de situação do desenvolvimento da tese doutoral.