Presidente-da-FaED-em-mobilidade-na-Faculdade-de-Educação-da-Universidade-de-Cantábria.jpg 

No âmbito de uma mobilidade Erasmus+, a Presidente da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde, Aleida Furtado, esteve na cidade de Santander, Espanha, entre os dias 23 e 28 de maio, na Faculdade de Educação da Universidade de Cantábria. 

Durante os cinco dias, a Presidente reuniu-se com a Decana da referida faculdade, com o intuito de analisar as possibilidades de cooperação entre as duas faculdades nas seguintes áreas: 

  1. Mobilidade docente, com estadas de curta duração, com o objetivo de efetuar trocas de experiências entre os docentes das duas faculdades; 
  2. Mobilidade discente, com duração de um semestre, permitindo o conhecimento de realidades educativas diferentes. 
  3. Identificação dos cursos de doutoramento existentes na referida faculdade e análise de possibilidade dos docentes da FaED ingressarem nos referidos cursos. 

A nível da faculdade, teve também a oportunidade de se reunir com diferentes grupos de investigação, nomeadamente: 

  1. Grupo Amentúrete, que apoia alunos com altas habilidades na realização de experiências enriquecedoras em diferentes áreas e em diferentes cursos oferecidos pela universidade. O programa permite que jovens do ensino secundário com altas habilidades possam participar, por exemplo, em estágios laboratoriais com docentes universitários das áreas de química, física, biologia, entre outros. 
  2. Grupo Lectura, Escritura y Aprendizaje,que dedica ao estudo dos processos cognitivos da aprendizagem da leitura e escrita. 
  3. Grupo IMPAR-ES, que realiza investigações nas áreas de inclusão e participação educativa e social. 

Durante a sua estada, Aleida Furtado partilhou com os formandos do curso de Educação de Infância a experiência de Cabo Verde na área da Educação Inclusiva e fez também a apresentação da Universidade de Cabo Verde em geral, com destaque para a Faculdade de Educação e Desporto.

Por fim, reuniu-se com o doutorando António Teixeira, formando do curso de Doutoramento em Educação da FaED, que se encontra na Faculdade de Educação da Universidade de Cantábria há 4 meses, no âmbito do programa de Erasmus +. O encontro teve como objetivo perceber a dinâmica do trabalho que o formando está a desenvolver naquela faculdade, o seu processo de integração e, ainda, perceber o ponto de situação do desenvolvimento da tese doutoral. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account