Conferencia-dia-mundial-da-poupança-1.jpg

A Escola de Negócio e Governação (ENG) da Uni-CV, em parceria com a Associação de Promoção da Educação Financeira (PROFIN) e o Banco de Cabo Verde (BCV), realizaram uma conferência sob o tema “Poupança, um Hábito para o Sucesso”, na quarta-feira, 31 de outubro, tendo como palco o auditório da ENG, para comemorar o Dia Internacional da Poupança e sensibilizar a sociedade cabo-verdiana para a importância da poupança e do investimento.

O Presidente da ENG, João Brito, admite que há dificuldade de poupar nesta sociedade consumista, todavia, sublinha que “é preciso mudar de paradigma”.

Sendo assim, a ENG, como uma instituição de ensino “não serve apenas para promover o ensino e a graduação, mas também se preocupa com a formação de toda a sociedade, principalmente a nível da literacia financeira. A educação financeira é a chave para a prosperidade deste país, diz João Brito, chamando a atenção do público para a importância da poupança.

Por sua vez, António Batista, presidente da PROFIN, adiantou que um dos objetivos dessa organização “é garantir que ninguém em Cabo Verde possa, por falta de conhecimento, tomar decisões erradas com o uso do dinheiro.” Por isso, juntamente com a ENG, vão incentivar à prática da poupança e dar instruções de como poupar o dinheiro.

Destacou, ainda, que a poupança deve ser um hábito e os pais devem ensinar às crianças como lídar com o dinheiro.

“As famílias não costumam delegar estas decisões aos filhos e eles crescem sem aprender a gastar o dinheiro e muitas vezes chegam à idade adulta sem saber lidar com o dinheiro”, colocando a tónica na questão de saber gastar o dinheiro porque “o que vai determinar se a família vai ter prosperidade, ou não, não é o ganho mas como é gasto o dinheiro”, afirma António Batista.

Na conferência, aconteceu o ato da assinatura do protocolo de colaboração institucional entre a Uni-CV e a PROFIN com o objetivo de alargar o programa de Multiplicadores de Educação Financeira, com o intuito de garantir a responsabilidade social universitária e cultivar nos alunos o espírito de voluntariado.

Foram tratados temas como: “Poupança nas Instituições de Microfinanças” apresentado pela docente da ENG, Zenaida Leite; “Poupança e Mercado de Capitais”, apresentado por Edmilson Mendonça, da Bolsa de Valores e “Importância da Poupança e o papel do BCV na promoção da Educação” apresentado por Helton Carvalho, do BCV.

No ato final do evento teve lugar a entrega de certificados a 90 alunos da ENG, formados como Multiplicadores de Educação Financeira com o propósito de levar a educação financeira ao maior número de pessoas.

Conferncia-dia-mundia-da-poupança-2.jpg

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account