Documents_Forms.jpg

João Brito, Professor da Uni-CV e atual Presidente da Escola de Negócios e Governação, publicou no “Global Development Policy in the 21st Century: New Challenges”, obra recentemente dada à estampa pela editora Peter Lang Verlag, Berlin, o artigo intitulado “Globalization and Economic Growth: Small States”.

Neste artigo, o Professor João Brito analisa empiricamente o impacto da globalização no cescimento económico de pequenos países (dos quais Cabo Verde faz parte) para além de investigar os principais canais de transmissão dos efeitos da globalização (capital humano, capital físico e produtividade) no PIB.

Os resultados empíricos indicam que a globalização tem um impacto positivo e significativo no crescimento dos pequenos países e que a produtividade é o principal canal de transmissão da globalização no crescimento do PIB dos pequenos países.

O livro aborda novos problemas e desafios em torno do desenvolvimento no século XXI, tentando responder a perguntas sobre como transformar países subdesenvolvidos e dilacerados pelos conflitos em lugares para se viver e como ajudá-los a se desenvolverem. São igualmente abordadas temáticas relacionadas com a globalização, desafios políticos, sistemas constitucionais bem como problemas ligados ao empreendedorismo em regiões em desenvolvimento, conexões transnacionais entre países, que os tornam vulneráveis a crises económicas, questões relacionadas com o desenho institucional, a energia limpa, os desafios dos serviços de saúde e as questões de género.

Todos esses aspetos referem-se a países em desenvolvimento na Ásia, África, América Latina e Europa Central e Oriental.

O livro está disponível online através do endereço: https://www.peterlang.com/view/title/65501

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account