No âmbito do programa “EMPREAMAR CV”, a Universidade de Cabo Verde ministrará uma formação de empreendedores aos 30 participantes selecionados, entre os dias 13 a 19 de novembro, na Escola de Negócios e Governação (ENG), Campus do Palmarejo. A cerimónia de abertura será realizada no dia 13 de novembro, às 9 horas, no auditório da ENG.

A formação visa essencialmente incutir nos formandos uma cultura empreendedora voltada para o sector do mar. Ao longo da semana serão levadas a cabo, várias dinâmicas desde a criação de uma ideia de negócios, à metodologia do design thinking, passando pelo plano de negócio até à sua chegada ao mercado. O objetivo final é gerar valor social e económico baseado no maior recurso natural endógeno, através de iniciativas de negócios.

O programa de treinamento é dividido em quatro fases. A primeira será destinada ao treinamento em empreendedorismo e ao reforço da capacidade empreendedora e habilidades empresariais, com uma duração de 32 horas, dividida em 3 módulos. Na segunda fase, serão identificadas as ideias empresariais mais sólidas e sustentáveis. A 3ª fase será a da pré-incubação das empresas criadas nesse âmbito e a 4ª fase poderá ser a incubação e assistência técnica na implementação do plano de negócios.

Num universo de mais de 160 candidaturas concorrentes, foram selecionados 30 participantes cujas ideias foram as mais consentâneas com o objetivo do Programa. Os selecionados, dos diversos municípios de Cabo Verde, deslocar-se-ão à Praia para esta ação de treinamento que começará na segunda-feira, dia 13, e permanecerão na capital do país por uma semana, sem nenhum custo para os formandos.  

A Universidade de Cabo Verde, o Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e o Campus do Mar da Universidade do Vigo, obtiveram um financiamento da Agência Espanhola Internacional para o Desenvolvimento destinado a um programa de empreendedorismo marítimo. O programa denomina-se "EMPREAMAR CV", está a ser implementado há 8 meses e busca incentivar a criação de iniciativas empresariais que aproveitem a grande quantidade de recursos oferecidos pelo mar.

formacao_empreendedores.jpg

Pin It