Conferência “Segurança, Democracia e Integração Regional na África Ocidental” realizada na ENG

VER GALERIA

No âmbito do Programa do Mestrado em Integração Regional Africana (MIRA), a Escola de Negócios e Governação (ENG) realizou a conferência intitulada “Segurança, Democracia e Integração Regional na África Ocidental”, no dia 15 de setembro, no auditório da ENG, Campus do Palmarejo. A conferencia foi proferida pelo Professor Doutor João Resende-Santos da Universidade de Bentley (EUA).

As boas-vindas foram dadas pelo Presidente da ENG, Professor Doutor Odair Barros-Varela, tendo apresentado o conferencista e realçado que o mesmo foi Presidente da ENG de 2008 a 2010.

No âmbito da conferencia, o Prof. Resende-Santos sublinhou que, apesar de todo um esforço de vários instituições e iniciativas, a integração económica na região ocidental africana é baixa e superficial.

 “(…) a integração na região não avançou muito devido a vários fatores, quais sejam a fraqueza das instituições supranacionais que promovem integração, a duplicação de esforços e fraqueza económicas nos países que se pretendem integrar economicamente. Mas tem outro conjunto de fatores que merecem atenção, o que chamamos de fatores políticos, como a segurança nas fronteiras e os sistemas de governança” afirmou o conferencista.

“Os fatores políticos são determinantes não só para a integração económica, mas também para o crescimento e desenvolvimento económicos dos países africanos”, acrescentou.

Fatores políticos como a insegurança, os conflitos violentos, a corrupção e a má governação provocam bloqueios à integração, mas também ao crescimento económico.

“Temos alguns problemas de natureza económica, mas detrás estão fundamentalmente problemas políticos, fatores políticos. Se os fatores têm uma atuação positiva, isso vai ajudar a ultrapassar os constrangimentos económicos, mas se os fatores têm uma tendência negativa, precisamos muitas vezes de uma intervenção e medidas de política e de boa governação para ultrapassar esses fatores”, finalizou.

O ato contou com as presenças do Presidente da ENG, estudantes do Mestrado, bem como de outros convidados.

Pin It