vladimir_.jpg

 vladimir.png

A Universidade de Cabo Verde, enquanto membro do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidades no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CONSAN-CPLP), esteve representada pelo prof. Doutor Vladmir Silves Ferreira, Docente da ECAA, na II reunião extraordinária deste importante órgão, ocorrido entre os dias 6 e 8 de junho de 2017, em Brasília, Capital do Brasil.

Do encontro destaca-se a aprovação das Diretrizes sobre a Agricultura Familiar na CPLP e a aprovação do plano de trabalhos para o biénio 2017-18. O referido plano visa a institucionalização do Mecanismo de participação dos parlamentares da CPLP no CONSAN-CPLP, incremento do intercâmbio entre universidades e centros de investigação sobre as prioridades no âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a partilha de experiências sobre redes de conhecimento em agricultura sustentável.

De referir ainda que o CONSAN-CPLP é uma plataforma ministerial e de multi-atores (Governos, Sociedade Civil, Universidades ou Instituições de Ensino Superior, Sector Privado, Parlamentares e Poder Local) para a coordenação das ações desenvolvidas na área de Segurança Alimentar e Nutricional e de assessoria aos Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

O CONSAN-CPLP tem como objectivo promover a inter-setorialidade e a participação social na coordenação de políticas, legislação e programas de ação para a segurança alimentar e nutricional e, desta forma, contribuir para materializar a prioridade, estabelecida na ESAN-CPLP, de combate à fome, malnutrição e pobreza na Comunidade, através da concretização progressiva do Direito Humano à Alimentação nos Estados membros.

Pin It