Reservatórios de Cabo Verde: caracterização hidrogeológica para uma gestão sustentável

VER GALERIA

A Universidade de Cabo Verde realizou uma campanha de monitorização nas albufeiras de Santiago, especificamente, nas albufeiras de Saquinho, Faveta, Ribeira Gorda e Polião, no âmbito do Doutoramento Internacional em Gestão e Políticas Ambientais e dos projetos de investigação que se pretendem desenvolver em parceria com as diferentes instituições que colaboram neste doutoramento. A campanha aconteceu na semana passada, na Ribeira Gorda e Polião, na Ilha de Santiago.

Participaram nesta campanha os professores Manuela Morais da Universidade de Évora em Portugal, o Professor João Nildo de Souza Vianna da Universidade de Brasília no Brasil. Da parte da Uni-CV, participaram a Profª Sónia Silva e mais três estudantes deste doutoramento, Dr.ª Elizabeth Coutinho, Dr. Leonel Fernandes Landim e o Eng.º António Fortes.

O objetivo do presente trabalho é estudar as albufeiras de Cabo Verde, como objetivo global de desenvolver uma atividade multifuncional no domínio da interação água e bacia de drenagem, que contemple a observação e previsão da evolução da qualidade de água nas albufeiras e a sua influência na água subterrânea (qualidade e quantidade) a jusante. Nesse sentido, foram efetuadas amostragens de água, à superfície e a fundo, assim como colhidas amostras de sedimento de fundo e de taludes.

No final do trabalho, depois de analisados todos os dados, pretende-se ainda contribuir para uma gestão efetiva destes sistemas por forma a: (i) contribuir para a melhoria da qualidade da água, nas albufeiras; (ii) transmitir conhecimentos para a gestão da água, do solo, da energia e da biodiversidade, na perspetiva da participação comunitária e do desenvolvimento sustentável em equilíbrio com o ambiente.

Acreditamos que em regiões com reduzida precipitação, um aproveitamento eficiente da água poderá conduzir a uma melhoria das condições de vida das comunidades locais, mesmo ocorrendo esta de forma irregular e em quantidade reduzida.

Pin It