Conferência "Do Enquadramento Jurídico ao Panorama Atual da Esfera Religiosa"

VER GALERIA

A Cátedra de Amílcar Cabral (CAC) da Universidade de Cabo Verde realizou uma conferência com o tema “Do Enquadramento Jurídico ao Panorama Atual da Esfera Religiosa – O Pluralismo Religioso como Desafio à Sociedade em Cabo Verde”, enquadrada no âmbito das atividades académicas da CAC. A conferência que teve como orador Professor Doutor Adilson F. C. Semedo, aconteceu no dia na quarta-feira, dia 17 de maio, nas suas instalações, no Plateau.

Por sua vez, o Professor Doutor Adilson Semedo justificou o tema com recolha de dados e reflexões contínuas que o investigador tem realizando ao longo dos anos.

O conferencista apresentou a sistematização dos dados sobre o enquadramento jurídico da questão religiosa na história de Cabo Verde e traçou de forma sucinta o panorama religioso atual. De seguida, discutiu a construção do pluralismo religioso alicerçado no diálogo entre as religiões, como sendo um desafio para a sociedade cabo-verdiana. E no último momento, apresentou algumas exposições como forma de questionamento e reflexão com o objetivo de lançar o debate.  

Após a sua intervenção passou-se ao momento do debate, que foi antecedido por um breve olhar da moderadora, a professora Doutora Eufémia Rocha. Os assuntos que mereceram maior atenção foram: o papel e a relação da igreja católica com o Estado principalmente na época colonial, a cooperação e o papel social que a igreja teve antes e depois do período colonial.

Além disso, ainda foram abordadas as questões de religiosidade dos cabo-verdianos, o crescimento de outras igrejas e seitas, o segmento estatístico e a questão do crescimento da religião muçulmana e a sua conotação aos imigrantes de CEDEAO e sem descurar das práticas e responsabilização de feitiçarias e que são procurados pelos cabo-verdianos que se constitui um paradoxo do discurso e a prática.

Na qualidade de moderadora, a professora Doutora Eufémia Rocha, traçou algumas considerações em relação ao tema em análise, realçando assim a importância do mesmo para as ciências sociais e principalmente para a nossa sociedade.

A conferência contou com a presença de vários convidados, dos quais professores investigadores, estudantes do curso de Ciências Sociais e assistentes particulares.

 

Uni-CV realiza conferência "Do Enquadramento Jurídico ao Panorama Atual da Esfera Religiosa"

Convite-catedra-copy.jpg

Artigos Relacionados