magno rocha

Os Serviços Académicos da Uni-CV estão numa fase de transição importante para começarem a usar o Sistema de Informação Integrada com toda a informação académica atualizada, o que vai possibilitar o reconhecimento dos dados de cada estudante de forma mais célere e segura. Além disso, o seu Diretor afirma que têm sido diversas as atividades de contacto com a comunidade académica no sentido de melhor os informar e criar uma melhor coordenação desde serviço que é o coração da universidade.

 

Uni-CV: Quais são as funções dos Serviços Académicos da Uni-CV?

Magno Rocha: Os Serviços Académicos (SAC) da Universidade de Cabo Verde têm como principal função a gestão dos processos e procedimentos académicos inerentes à vida universitária. Os SAC têm-se pautado pelo desenvolvimento das suas competências tendo por base aquilo que está estatuído nos seus regulamentos. Como tal, o mesmo está definido como uma unidade permanente e especializada a qual incumbe a gestão dos assuntos de natureza académica, que acarreta: a implementação e acompanhamento do cumprimento de toda a planificação curricular das ofertas formativas; a organização de forma específica e geral dos processos académicos dos estudantes; a certificação e emissão de documentos comprovativos de frequência e conclusão dos ciclos de estudos.

Estas grandes linhas orientadoras definem de forma clara aquilo que devem ser as atividades a serem desenvolvidas pelos serviços de modo a permitir que todo o processo académico ocorra com toda a tranquilidade necessária.

 

Uni-CV: Como Diretor dos Serviços Académicos quais têm sido as grandes prioridades para dirigir este setor?

MR: Enquanto diretor deste serviço, a prioridade tem sido desenvolver um serviço que esteja à altura da procura de acordo com as suas funções. De entre essas grandes prioridades, o desenvolvimento do sistema de gestão da informação académica, tem sido uma luta constante. O fato de possuirmos um sistema de informação integrado que permite, de forma rápida e fácil, identificar os estudantes e os seus respetivos processos, é desde já um grande ganho. No entanto, estamos cientes que ainda falta muito por fazer sobretudo no que toca à introdução de todos os dados académicos no Sistema de Informação Integrada (SII).

A introdução correta de todos os dados académicos no SII, irá permitir uma fácil leitura dos processos académicos dos estudantes que frequentam a Universidade de Cabo Verde. Mas também é uma das nossas principais prioridades alimentar o sistema com informações, que, posteriormente irão permitir melhor gestão dos processos académicos.

 

Uni-CV: Em termos de comunicação interna, quais os mecanismos que mais usam?

MR: O website da universidade é a nossa maior janela de informação, os dados referentes aos processos e procedimentos determinantes ao desenvolvimento do processo académico são anunciados no front office da página. No mesmo espaço, os SAC dispõem de um sítio reservado para outras informações direccionadas aos que nos procuram. O correio eletrónico institucional é outro canal utilizado para veiculação de informações dos SAC. Todo o corpo académico é contactado a partir do mesmo, fazendo circular informações do interesse de toda a academia.

 

Uni-CV: Quais são os maiores desafios do setor?

MR: O maior desafio que pode ser realçado, prende-se ainda com a insuficiente articulação dos serviços com o corpo docente e discente, o que muitas vezes se traduz no desconhecimento dos processos e dos procedimentos académicos. A falta de informação em relação a esse aspetos impede que muitas vezes os processos sejam conduzidos da melhor forma possível ou no timing necessário para sua concretização. Para ultrapassar isso, os serviços têm feito um enorme esforço no sentido de melhor informar a comunidade académica a respeito dos processos e procedimentos académicos. Ações como entrega de “Kit de Boas-Vindas”, contendo informações acerca do serviço, assim como realizações de encontros e palestras, têm sido realizados pelos SAC para colmatar este défice.

 

Uni-CV: Neste serviço reflete-se de alguma forma as mudanças criadas pela eleição livre do Reitor da Uni-CV?

MR: Na minha opinião as mudanças criadas pela eleição livre do Reitor da Uni-CV têm implicações a nível de todos os serviços, uma vez que a personalidade eleita é reconhecida entre os seus pares como a pessoa que conhece as limitações da instituição e apresenta a melhor proposta de resolução dos mesmos, desta forma os serviços académicos também são comtemplados pelos ventos de mudança.

 

Uni-CV: Que atividades propõem para criar maior proximidade com os estudantes?

MR: A aproximação aos estudantes é almejada como uma forma de evitar possíveis constrangimentos e facilitar procedimentos, ações como palestras e encontros informativos com os estudantes são uma das formas de criar esta dinâmica com os estudantes. Por outro lado, desenvolver espaços de fácil acesso a informações concernentes aos serviços académicos “website e melhor espaço de atendimento” são também áreas de aposta dos SAC para criar esta proximidade.

 

Uni-CV: Quais são os projetos de futuro a que se propõe este serviço?

MR: Acredito que o grande projeto para a futuro no qual os Serviços Académicos da Uni-CV devem apostar, prende-se na informatização de boa parte dos seus procedimentos, criando uma dinâmica que permite, àqueles que procuram os serviços, desenvolver com alguma autonomia esses procedimentos de forma fácil e célere. Procedimentos como realizar matrículas, inscrições para exames, pagamentos de taxas e emolumentos, requisição de documentos e outros podem ser desenvolvidos sem que os mesmos necessitem da presença das pessoas e com a maior credibilidade.  

 

Uni-CV: O que vai mudar no serviço com a introdução do SGGI?

MR: O SGGI será uma plataforma unificadora de toda ação académica desenvolvida na universidade, seja ela de foro administrativo como pedagógico, a lógica é que as decisões sejam integradas e globalizantes, o que pode mudar, prende-se com o fato de toda a gestão académica que é realizada pelos serviços, seja partilhada pelas partes interessadas de modo que o desenvolvimento das políticas de melhoria da instituição aconteça de forma integrada.

 

Uni-CV: Qual a mensagem que deixa aos estudantes que têm que recorrer aos SAC com frequência e aos novos estudantes que recorrem à Uni-CV todos os anos?

MR: A mensagem que gostaria de transmitir aos estudantes, vai no sentido de reforçar a lógica de que somos uma unidade ao serviço da comunidade académica. As preocupações e dúvidas que os mesmos nos tramitem são de grande importância para nós e as nossas ações na sua grande maioria vão no sentido de poder auxiliar os estudantes.

Este é o verdadeiro propósito que guia esta direção, auxiliada pelos regulamentos e estatutos desta instituição.

Pin It