A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) da Universidade de Cabo Verde, através dos docentes da ECAA Engª Elsa Simões (coordenadora), Engº Arlindo Fortes, Doutor Vladmir Ferreira, fazem parte de um consórcio, de 18 parceiros Europeus e Africanos, que ganhou, num total de 64 consórcios que se candidataram, no âmbito do programa HORIZON 2020, o financiamento para o projecto SALSA – Small Farms Small Food Business Sustainable Food and Nutrition Security.  O SALSA é o primeiro projeto aprovado no âmbito do Horizon 2020, coordenado por uma equipa de investigação da Universidade de Évora/ICAAM, destinado a avaliar o papel das pequenas empresas do setor agroalimentar.

Este projeto visa essencialmente avaliar o papel das pequenas empresas agro-alimentares, de produção, processamento e distribuição no sistema alimentar e, portanto, na segurança e soberania alimentar. Pretende identificar os mecanismos que, a escalas diferentes, podem reforçar este papel. Considera-se um gradiente de 30 regiões de referência na Europa e em África, de forma a obter uma compreensão diferenciada dos sistemas agro-alimentares em contextos diferentes. O projeto utiliza uma abordagem transdisciplinar, multi-escala, que combina diversos quadros teóricos e analíticos, e que inclui métodos quantitativos, qualitativos e consultivos. Vai utilizar métodos quantitativos avançados, como a análise de imagem de satélite de última geração, análise económica das explorações e empresas, assim como análise participativa com stakeholders à escala regional e internacional, nesta última utilizando uma plataforma já desenvolvida pela FAO.

O referido projeto teve o seu início no passado dia 18 de Abril de 2016, num encontro de todos os parceiros que se realizou nem Évora.

A segunda reunião de coordenação do projeto teve lugar no Hotel Pérola em Cabo Verde, na ilha de Santiago nos dias 17-20 de janeiro de 2017. Durante este período, para além das sessões dos trabalhos, os parceiros visitaram algumas explorações agrícolas na ilha de Santiago.

O ambicioso programa da Comissão Europeia “HORIZON 2020” é o maior programa de investigação e inovação da União Europeia (UE) de sempre. Deverá conduzir a mais descobertas, avanços e lançamentos mundiais transferindo ideias inovadoras dos laboratórios para o mercado. Perto de 80 mil milhões de euros de financiamento estão disponíveis ao longo de sete anos (2014 a 2020), para além do investimento privado e público nacional que o financiamento disponibilizado pela UE atrairá.

2ª reunião do SALSA

Pin It