logotipo unicv final

O docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde, Mestre Robert Sousa, publicou o artigo “On the Solvability of Third-Order Three Point Systems of Differential Equations with Dependence on the First Derivative” no Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática (título oficial em inglês Bulletin of the Brazilian Mathematical Society), no dia 22 de dezembro de 2016.

Este artigo apresenta condições suficientes para a existência de solução do sistema de equações diferenciais limitado e de três pontos.  Os argumentos aplicam a função de green associada a um problema linear e o teorema o Guo - Krasnosel'ski relativo a expansão-compressão de cones. A última secção contém um exemplo para ilustrar a aplicabilidade do trabalho desenvolvido. Equações diferenciais de terceira ordem podem modelar vários fenómenos na física, Biologia ou Fisiologia, como por exemplo a de uma fina película de partículas viscosas.

O Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática (título oficial em inglês Bulletin of the Brazilian Mathematical Society) publica artigos originais de pesquisa em todas as áreas da Matemática. A revista é publicada duas vezes por ano e é, atualmente, distribuída internacionalmente pela editora Springer Verlag.

O artigo pode ser consultado em http://link.springer.com/article/10.1007/s00574-016-0025-5?wt_mc=Internal.Event.1.SEM.ArticleAuthorOnlineFirst

Artigos Relacionados