sc cartaz lancamento livro es 2

display elsa

 “Esta obra é direcionada para todos os agricultores de Santo Antão a Brava”, Engª Elsa Simões, autora da obra

A Universidade de Cabo Verde, através dos Serviços de Documentação e Edições, deu à estampa mais uma obra, desta feita intitulada “Papaia ‘Solo’ e ‘Local’ da Ilha de Santiago”, esta quarta-feira, dia 19 de outubro, no auditório da Reitoria, no Plateau, Cidade da Praia.

As boas-vindas foram dadas pelo Vice-Reitor para as Cooperação e Internacionalização, Professor Doutor António Lobo de Pina, e a apresentação da obra ficou a cargo dos Professores António Correia e Silva, via videoconferência de São Vicente e Arlindo Fortes.

O apresentador da obra, Professor Doutor António Correia e Silva felicitou a autora da obra, Engª Elsa Simões, as edições da Uni-CV que chegam aos 10 anos da universidade com um portfolio muito importante. Esta publicação especial é mais um passo nesta caminhada.

“As Edições da Uni-CV são um caso do sucesso e um caso ímpar da história editorial de Cabo-Verdiana”, apontou o Professor Doutor António Correia e Silva.

“Há 10 anos, a Uni-CV ao criar a sua editora estava a fazer muito mais do que a criação de uma editora, estava a sinalizar que a missão da universidade é levar os seus resultados de pesquisas à sociedade”, acrescentou.

“Uma agricultura que dê resposta aos grandes desafios quer do nosso tempo, quer aqueles que não estão completamente presentes e que já produzem sinais de grande aproximação como por exemplo as alterações climáticas”, afirmou o Mestre Arlindo Fortes.

“A carência das necessidades práticas adaptadas às nossas necessidades específicas não é evidentemente completamente generalizada. Há entre nós exceções pontuais e casos de sucessos e até de excelência como é o recente prémio pela melhoria da batata doce, Engª. Elsa pela sua perseverança, lanço também este desafio para ganhar este prémio pela melhoria da papaia”, apontou o docente da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais, Mestre Arlindo Fortes.

ELSA SIMOES

“As informações obtidas evidenciam o papel nutritivo da papaia para aumentar o seu consumo”, acrescentou, afirmando que, no entanto, no livro apresentado, “dado o rigor da sua objetividade e a profundidade da sua investigação e abrangência dos seus conteúdos constitui-se mais do que um livro de leitura, uma vez que pode e deve estatuar como uma verdadeira obra de consulta para o estudo académico”, finalizou o Mestre.

A autora agradeceu a todos os presentes que de forma direta ou indireta tiveram um papel importante para que este livro fosse hoje uma realidade. “Dedico este livro aos agricultores de Santo Antão a Brava, pois são eles a minha fonte de inspiração”, concluiu. O lançamento da obra contou com as presenças do Vice-Reitor, do Administrador-Geral, docentes, estudantes, investigadores, familiares e outros convidados.

Tal como manda a praxe, no final da apresentação, foi dedicado um momento a autógrafos.

 

Edições Uni-CV lançam "Papaia ‘Solo’ e ‘Local’ da ilha de Santiago: Qualidade instrumental e sensorial"

As Edições Uni-CV vão lançar a obra "Papaia ‘Solo’ e ‘Local’ da ilha de Santiago: Qualidade instrumental e sensorial", da autora Engenheira Elsa B. Simões, no dia 19 de outubro, quarta-feira, às 17h30, no Auditório da Reitoria da Uni-CV.

A obra, que resultou do programa de mestrado em Gestão da Qualidade e Marketing Agroalimentar, vai ser apresentada pelo Doutor António Correia e Silva e pelo Mestre Arlindo Rodrigues Fortes.

O livro faz a caracterização dos atributos de qualidade de duas variedades (Solo e Local) de papaia produzida em Santiago, Cabo Verde, e define os atributos que os distribuidores procuram.

Para o efeito, foram realizadas avaliações físico-químicas, sensorial e um estudo de mercado. Os parâmetros avaliados foram o peso, cor interior e exterior, textura, espessura da polpa, pH, acidez titulável (AT), sólidos solúveis totais (SST) e o teor nutricional.

A avaliação sensorial foi levada a cabo por uma equipa de provadores treinados em frutas e para a avaliação do mercado de distribuição da papaia foi feito um levantamento junto dos importadores e distribuidores da papaia para os hotéis nas ilhas do Sal e da Boavista.

Os parâmetros avaliados: SST, AT, pH e peso variam significativamente com as variedades, sendo as papaias da variedade local mais pesadas. A textura varia em função dos graus de maturação, a firmeza apresenta uma diminuição ao longo do amadurecimento.

Na deformação percebe-se um decréscimo com avançar da maturação, nos parâmetros de cor interna e externa as diferenças encontram-se na interação entre Variedade e Estado de maturação. A variedade Solo foi a mais valorizada na avaliação sensorial, teor nutricional assim como o preço, certificação/selo qualidade e doçura pelos distribuidores.

A autora é docente da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da Uni-CV, em São Jorge dos Órgãos, onde se encontram os cursos direcionados para a área agrária.

cartaz lancamento livro es

Pin It