montagem aula campo dgestao policas ambientais 1

A aula de campo da disciplina Mudanças climáticas, Desertificação e Desastres (Módulo Desertificação/Desastres Naturais) do Curso de Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais, realizado no âmbito da Rede de Estudos Ambientais de Língua Portuguesa foi realizada na cidade de Ribeira Grande no dia 16 de julho.

A viagem consistiu em analisar e avaliar os fatores e processos de desertificação em face ao uso desordenado dos solos. O estudo foi aplicado na Bacia Hidrográfica da Ribeira Velha.  Partiu-se, inicialmente, pelo estuário, tendo a visão panorâmica do Forte Real de São Filipe,  localizada no alto da Achada de São Filipe, na cidade da Ribeira Grande, berço da cabo-verdianidade,  onde se iniciou a ocupação.

montagem aula campo dgestao policas ambientais 2

De lá pode-se observar a beleza das geoformas do vale, ocupada pela fruticultura (mangueiras, bananeiras, cana-de-açucar e outros) e hortaliças predominantemente. Pode-se observar de forma geral a Geodiversidade e o uso variado dos solos como: cultivo da purgueira (jatropha sp), plantas para a produção de biocombustível, também, predominantemente conhecido por pinhão manso; os variados  reflorestamentos de Acacia americana (Prosopis) - frequentemente, utilizada como pasto para os animais (folhas e frutos).

Em toda distinta geodiversidade e sistemas ambientais foram observados os componentes da paisagem de forma setorial e integrada, verificando o estado de degradação e a forma como o uso da terra foi utilizado pelas comunidades.

montagem aula campo dgestao policas ambientais 3

Verificou-se também o açude salineiro, analisando os benefícios que poderá ser um dia, utilizado pela comunidade, desde que haja a conservação do entorno e políticas apropriadas para o seu manejo.

Utilizou-se da observação e preenchimento de ficha de campo, analisando os indicadores geobiofísicos de degradação/desertificação da bacia. Procurou-se a compreensão da dinâmica dos solos quanto ao uso e a sua susceptibilidade a degradação/desertificação.

A aula foi ministrada pelas Professoras Vládia Oliveira (Universidade Federal do Ceará) e Sónia Silva Victória (Universidade de Cabo Verde).

Pin It