A Universidade de Cabo Verde através da, Coordenação do Mestrado em Ensino do Português Língua  Segunda, Língua Estrangeira e a Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa realizaram a I Jornadas de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino, de 9 a 19 e novembro e de 7 a 11 de dezembro, no Campus do Palmarejo, cidade da Praia.

As Jornadas de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino  pretendem ser uma atividade anual da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa e visam aproximar a investigação e o ensino, a universidade das escolas.

jornadas Fotor
 
De 9 a 19 de novembro foram apresentados diversos temas ligados à Investigação e Ensino, designadamente: “Desenvolvimento Linguístico em Contextos Monolingues, Bilingues e Consequências para a Educação”; “Materiais Interativos para a Aprendizagem da Língua Portuguesa – Leitura”; “Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação”; “Análise da Comunicação Pedagógica e as Línguas nas outras Disciplinas (Matemática, História e Ciências)”; “Estratégias para melhorar as Competências em Língua Portuguesa em Contextos Bilingues” e “Literatura e Ensino”.
 
De 7 a 11 de dezembro foram apresentadas, entre outras, as seguintes comunicações: “Competência Linguística à Consciência Metalinguística”; “Questões de Metodologia de Investigação em Educação” e “Literatura Popular, Oral, Marginalizada”.

montagem jornadas

“Esta I Jornada foi realizada com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian, que financiou a vinda dos professores no âmbito do Curso de  Mestrado em Ensino do Português, e do Centro de Língua Portuguesa/Camões - Instituto da Cooperação e da Língua” - afirmou a Diretora da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, Professora Doutora Amália Lopes.

No âmbito das I Jornadas foram realizadas Conferências com investigadores de topo de Universidades portuguesas, mesas redondas com participação de docentes e investigadores da Uni-CV, e  Seminários de Investigação e Oficinas dirigidas aos mestrandos, em que foram trabalhados aspetos concretos relacionados com as temáticas das dissertações de Mestrados em desenvolvimento.

 

Uni-CV realiza Iªs Jornadas de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino

A Universidade de Cabo Verde e o Centro de Língua Portuguesa/ Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, realizam as Iªs Jornadas de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino, de 9 a 19 de novembro e de 7 a 11 de dezembro, no Campus do Palmarejo, cidade da Praia.

A Iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira e da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa.

As Iªs jornadas abordarão diversos temas ligados à Investigação e Ensino, designadamente:

  • Desenvolvimento Linguístico em Contextos Monolingues, Bilingues e Consequências para a Educação;
  • Materiais Interativos para a Aprendizagem da Língua Portuguesa – Leitura;
  • Web 2.0 e Tecnologias Móveis na Educação;
  • Análise da Comunicação Pedagógica e as Línguas nas outras Disciplinas (Matemática, História e Ciências);
  • Estratégias para melhorar as Competências em Língua Portuguesa em Contextos Bilingues;
  • Literatura e Ensino;
  • Da Competência Linguística à Consciência Metalinguística;
  • Questões de Metodologia de Investigação em Educação;
  • Literatura Popular, Oral, Marginalizada;

O primeiro dia, 9 de Novembro, será subordinado ao tema Desenvolvimento Linguístico em Contextos Monolingues, Bilingues e Consequências para a Educação, proferido pelo Doutor João Costa, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

As Iªs Jornadas de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino conta com oradores e especialistas cabo-verdianos e portugueses. 

cartaz jlp

Programa em pdf

Pin It