20140315 111012O docente da Uni-CV, Jorge Neves, é um dos autores do trabalho – Small Molecules in the Cone Snail Arsenal – publicado na Organic Letters, pertencente a American Chemical Society (http://pubs.acs.org/doi/ipdf/10.1021/acs.orglett.5b02389), considerada uma das melhores do  mundo na categoria de química orgânica. Por exemplo, segundo a Science Journal Rankings (SJR), em 166 a Organic Lettersocupa a quinta posição a nível mundial. A revista é considerada a segunda melhor dos Estados Unidos da América, como também possui um dos maiores fatores de impato no mundo em química orgânica (Impact Factor 6.364 – 2014 Journal Citation Reports by Thomson Reuters, 2015). O trabalho faz parte do doutoramento do docente e as amostras da espécie estudada (Conus genuanus) foram recolhidas na ilha de S. Vicente.  Jorge Neves e co-autores descobriram uma nova pequena molécula dando nome de Genuanine, que causa paralisia em ratos. No mesmo trabalho também demonstrou-se que a pequena molécula até então só foi encontrada para além do C. genuanus, no C. imperialis (Filipinas). Um outro dado importantíssimo discutido é o de que apenas nessas duas espécies foi visivelmente notória duas partes distintas no canal do veneno, que os autores designaram de "red and yellow part", sendo também distintas em massas moleculares e nas acções biológicas, por exemplo, paralisia. Essas descobertas abrem um novo caminho no alto interesse científico mundial nos Conus em Cabo Verde, até porque já foi provado o impacto farmacológico dos constituintes do veneno dos Conus, sendo que, por exemplo, na existência nas farmácias de um medicamento de nome PRIALT (extraído do C. magus) como sendo uma alternativa a morfina, para além de outros candidatos em fases avançadas na US Food and Drugs Administration (FDA).