Forum nutricao

A Universidade de Cabo Verde, através da sua Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA), participou no XVII Fórum Global de Nutrição Infantil (GCNF), que decorreu de 28 de setembro a 2 de outubro, na ilha do Sal.

O encontro reuniu representantes de mais de 40 países que durante cinco dias debateram, de forma intensa, temáticas como o financiamento, o planeamento para o estabelecimento de programas nacionais sustentáveis de alimentação escolar e modelos de assistência a países em desenvolvimento interessados em iniciar ou expandir programas de alimentação escolar vinculados à agricultura familiar.

Os programas de alimentação escolar são vistos como uma estratégia de educação e proteção social. Porém, há ainda um longo trabalho a fazer no sentido da implementação de programas articulados que possam trazer benefícios para a nutrição, a agricultura e a economia local.

A ECAA está neste momento inserida num projeto internacional de pesquisa sobre Agricultura Familiar, Abastecimento e Mercados Institucionais, envolvendo Universidades Brasileiras e Uruguaias e que, a nível nacional, conta com a parceria da FICASE e do Programa Conjunto de Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional da FAO.

O GCNF é realizado pela Global Child Nutrition Foundation e pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas. Desde 1997, o evento anual reúne líderes de países em desenvolvimento para treinamento intensivo, assistência técnica e planeamento para a criação, implementação e avaliação de programas nacionais e sustentáveis de alimentação escolar.

No fórum, a Uni-CV esteve representada pela presidente da ECAA, Engª. Elsa Barbosa Simões e pelo vogal para área administrativa, Doutor Vladimir Antero Silves Ferreira.

Pin It