montagem ecaa

Os docentes Vladmir Silves Ferreira e Maria de Lourdes Gonçalves estiveram em missão de pesquisa em São Luis do Maranhão de 11 a 25 de Setembro. O tema de investigação debrussou-se nos “PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO E POPULAÇÕES LOCAIS: EXPERIÊNCIAS EM CABO VERDE E NO BRASIL”, e teve a participação de pesquisadores da Universidade de Cabo Verde e do estado brasileiro. Trata-se de evidenciar lógicas sociais e processos de dominação que perpassam a implantação de grandes projetos nos contextos específicos do Brasil, com destaque para o estado do Maranhão e de Cabo Verde.

Nos distintos contextos sociais, os empreendimentos que têm sido geridos, assumem uma perspectiva neodesenvolvimentista que desconsidera, no processo de implantação, os saberes locais. Constitui-se então uma relação que mescla esperanças de modernização e subjugação das populações nativas, revelando estratégias específicas de expansão do capital internacional e de práticas neocoloniais. A comparação permite evidenciar, ainda, especificidades das estratégias de implantação por empresas e governos, os processos de resistência engendrados, as relações com o passado colonial e os desafios postos frente às dinâmicas sociais que se configuram.

Trata-se de um projecto de pesquisa com duração de dois anos, que teve o seu início em Outubro de 2014, com a primeira ida de docentes da Uni-CV à universidade brasileira, e que culminará com a publicação de um dossier na revista Pós Ciências Sociais e de um livro com a participação dos pesquisadores dos dois países.

 

Pin It