Delegação da BSU reúne ex-estudantes em jantar de despedida

24-04-2015

montagem jantar despedida bsu unicv

A Delegação da Bridgewater State University reuniu os seus ex-estudantes de mobilidade da Uni-CV num jantar de despedida.

Muitos dos estudantes que frequentaram a BSU no regime de mobilidade de semestre ou de pós-graduação tiveram a oportunidade de se despedirem do presidente, o Dr. Dana Mohler-Faria e do Administrador-geral, o Dr. Miguel Gomes, agradecendo o seu trabalho em prol da Uni-CV e o apoio que lhes foi dado durante o seu percurso na universidade norte-americana. Esta foi a última visita do presidente cessante que passará o seu cargo ao Dr. Doutor Frederick Clark em Junho.

O jantar terminou com a entrega de prendas e com discursos emotivos.

 

Delegação da BSU e Reitora encontram-se com Ministro do Ensino Superior e com o Primeiro-ministro

23-04-2015

montagem visita bsu pm

A Delegação da Bridgewater State University e a Reitora da Universidade de Cabo Verde, a professora doutora Judite Medina do Nascimento, reuniram-se esta quinta-feira, dia 23 de Abril, com o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, o Doutor António Correia e Silva, e com o Primeiro-Ministro, o Doutor José Maria Neves no Palácio do Governo.

Durante os dois encontros em separado foram discutidas novas possibilidades de parceria entre a BSU e o ensino em Cabo Verde.

 

Delegação da BSU visita ENG e Campus do Palmarejo
21-04-2015

montagem visita bsu eng e campus

A delegação da Bridgewater State University visitou as instalações da Escola de Negócios e Governação, na Achada de Santo António, e seguidamente o Campus do Palmarejo, onde se encontram os Departamentos de Ciências e Tecnologia (DCT) e de Ciências Sociais e Humanas (DCSH).

A delegação teve a oportunidade de conhecer os laboratórios, bibliotecas, o Centro FOADeL, de ensino à distância, e a sala do Observatório de Vulcanologia.

Presidente da República condecora Dana Mohler-Faria pelos feitos em prol de Cabo Verde

 montagem condecoracao de presidente de bsu

O Presidente da República de Cabo Verde condecorou o presidente da Bridgewater State University, o doutor Dana Mohler-Faria, pelo contributo pessoal e profissional para a consolidação das relações de amizade entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América.

O Doutor Dana Mohler-Faria recebeu das mãos do Doutor José Carlos Fonseca a Primeira Classe da Medalha de Mérito.

A cerimónia teve lugar no Palácio do Presidente e contou com a presença da Reitora da Uni-CV, a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento.

O evento foi seguido de um jantar com o Presidente da República, a Delegação e a Uni-CV no Hotel Trópico, na Prainha.

Uni-CV homenageia Dana Mohler-Faria

20-04-2015

montagem homenagem dana unicv

A equipa reitoral e os presidentes das Unidades Orgânicas homenagearam o presidente da Bridgewater State University, o Doutor Dana Mohler-Faria, e a sua equipa reitoral pelos feitos que realizaram durante o seu mandato de mais de uma década.

Um dos grandes marcos para a Uni-CV tem sido a capacidade de alargar cada vez mais as áreas de parceria com a BSU, que além de permitir que os estudantes em Cabo Verde possam concorrer ao programa de mobilidade na universidade norte-americana, estão a apoiar a constituição de um novo curso de pós-graduação, além de outros projetos que visam fortalecer os laços entre as duas universidades.

"Para nós, o professor Dana Faria representa vários símbolos: o papel da diáspora em Cabo Verde, mesmo sendo de segunda geração contribuiu para internacionalizar o nosso país; o início das relações entre os EUA e Cabo Verde; e para a Uni-CV representa a ligação da nossa universidade com outras dos Estados Unidos. Gostaríamos muito de continuar a colaborar com ele nos sectores da cultura, literatura e estudos ingleses", afirmou a Reitora da Universidade de Cabo Verde, a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento.

Como recordação do apoio dado a Cabo Verde, a equipa da Uni-CV presenteou a delegação com um quadro que simboliza a partida do povo cabo-verdiano e a coleção de livros das edições Uni-CV.

Inauguração de exposição do Museu da Baleia de New Bedford na Escola Grande

20-04-2015

montagem inauguracao museu da baleia

A Universidade de Cabo Verde recebeu esta segunda-feira, dia de 20 de Abril, o Ministro da Cultura, Dr. Mário Lúcio, e presidente e CEO do museu, James Russel, além de um dos seus associados, Gene Monteiro, para a inauguração da exposição do Museu da Baleia de New Bedford na Escola Grande, na rua pedonal do Plateau. A inauguração contou com a presença da delegação da Bridgewater State University (BSU), tal como de outros convidados como a Curadora da Biblioteca Nacional, a Doutora Maria Antonieta Cunha e diversos docentes da Uni-CV.

As diversas telas contam a história da emigração cabo-verdiana, com destaque especial para o início do século XIX, altura em que muitas famílias procuraram a pesca da baleia em embarcações norte-americanas como meio de sobrevivência, e, muitas acabaram por não mais regressar. A exposição é um reflexo do "Sonho americano" que foi partilhado por diversas nações em New Bedford. Documentos do museu referem mesmo que "New Bedford tornou-se uma verdadeira Ellis Island Cabo Verdiana".

A herança cabo-verdiana manteve-se nas gerações seguintes e a demonstração disso está na delegação de 35 pessoas que acompanharam o Doutor Dana Mohler-Faria, também ele de origem cabo-verdiana, na sua última visita à Universidade de Cabo Verde, como presidente da BSU.
Gene Monteiro contou como a pesca da baleia levou a sua família a New Bedford e como as raízes cabo-verdianas nunca foram esquecidas, pertencendo ele à segunda geração de emigração nos Estados Unidos.

Ainda no mesmo dia, a equipa reitoral da Universidade de Cabo Verde e o e o seu staff, reuniram-se para surpreender a Reitora no seu dia de aniversário que foi quase inteiramente comemorado com atividades académicas. 

montagem aniversario reitora

Delegação de Bridgewater State University chega a Cabo Verde

19-04-2015

montagem visita bsu quinta da montanha

A Universidade de Cabo Verde, representada pelos membros da equipa reitoral, recebeu este sábado, dia 18 de Abril, 35 elementos da delegação da Bridgewater State University (BSU).

Entre eles, vieram o Presidente, Doutor Dana Mohler-Faria, o Vice-Presidente Executivo, Doutor Frederick Clark, a Assessora para Assuntos Académicos, Doutora Barbara Feldman, o Vice-Presidente, Doutor Miguel Gomes, o Vice-Presidente, Doutor Bryan Daldwin, o Director Executivo do Instituto Pedro Pires da BSU, o Doutor João Rosa, a Secretária Executiva do Presidente, a doutora Lisa Shaw, a Assistente do Dr. Rosa, Luisa Gonçalves, e muitos outros familiares e amigos, muitos com ascendência cabo-verdiana, que vieram conhecer Cabo Verde nesta que será a última visita ao país antes do Doutor Dana Mohler-Faria se aposentar.

Para comemorar o início da visita de uma semana da delegação, a equipa reitoral e a delegação da BSU estiveram numa tarde de convívio no restaurante "Quinta da Montanha", em Rui Vaz, na ilha de Santiago.

Pin It