imagem estudo tartaruga caranguejo

O professor do Departamento de Engenharia e Ciências do Mar (DECM), o Doutor Rui Freitas, juntamente com a ex-estudante Jesemine da Graça, publicaram um artigo "Patterns and intensity of ghost crab predation on the nests of na important endangered loggerhead turtle population" - Avaliação da Intensidade da Predação e o Comportamento de Caranguejos Fastasma sobre os ninhos das tartarugas Caretta caretta em Boa Vista, Cabo Verde.

De acordo com o docente Dr. Rui Freitas, o estudo foi um trabalho que se iniciou com o relatório de estágio da ex-estudante Jesemine da Graça do bacharelato em Biologia Marinha e Pescas. O relatório foi apresentado em Fevereiro de 2011 e contou com a orientação do Dr. Adolfo Marco da Estação Biológica de Doñana e coorientação e coordenação do Professor Rui Freitas.

A ONG BIOS.CV também foi uma dos participantes na conceção do respetivo artigo.

O artigo teve como objetivo de base avaliar o impacto da predação do caranguejo na sobrevivência dos ninhos da tartaruga. A frequência (onde, quando e como) dos ataques aos ninhos, o consumo dos ovos, foram avaliados e outras interações ecológicas observadas no campo da ecologia experimental. Adicionalmente foram estudadas, testadas e propostas algumas técnicas para reduzir essa ameaça natural com vista a melhorar a produtividade final da Caretta caretta na Boavista, espécie considerada em vias de extinção pela INCN. O artigo pode ser acedido no portefólio do Professor Freitas - http://ruifreitas.info/ 

Três outros trabalhos nesta temática (dois citados no paper) de ecologia de praias e do Ocypode foram ainda apresentados no DECM nos últimos 3 anos sendo a tutória dos mesmos investigadores que preparam agora outras publicações conjuntas com este grupo de investigação em ecologia costeira de Cabo Verde.

Pin It