"Amílcar Cabral para além do seu tempo" lançado na Biblioteca Nacional

montagem lancamento oscar oramas

A obra "Amílcar Cabral para além do seu tempo", do embaixador cubano Oscar Oramas, foi lançada no auditório da Biblioteca Nacional esta sexta-feira, dia 16 de janeiro, com o selo da Universidade de Cabo Verde e da sua Cátedra Amílcar Cabral. Juntamente com o livro também foi lançada a Revista Desafios e a Brochura da Cátedra Amílcar Cabral.

 A sessão de lançamento foi apresentada pela Directora das Edições da Uni-CV, Doutora Elizabeth Coutinho, e contou com as boas-vindas da Reitora da Universidade de Cabo Verde, a professora Doutora Judite Medina do Nascimento. A apresentação das publicações esteve a cabo das professoras Doutoras Adriana de Carvalho e Crispina Gomes, do professor Doutor Manuel Veiga, o Director da Cátedra Amílcar Cabral, e do Ministro do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, o Doutor António Correia e Silva.

O autor, o embaixador Oscar Oramas, finalizou a apresentação com algumas palavras sobre o significado da sua obra e de Amílcar Cabral: "Há que estudar mais Amílcar Cabral, os povos que investigam a sua historia são como árvores sem raízes, e vocês têm raízes muito profundas e grandiosas, a minha satisfação não é que se tenha publicado esta obra, mas que se continuem as investigações sobre Amílcar Cabral."

 

Embaixador Oscar Oramas visita equipa reitoral da Uni-CV

montagem visita embaixador

O Embaixador cubano Oscar Oramas fez uma visita de cortesia à reitora da Universidade de Cabo Verde, esta quinta-feira, dia 15 de janeiro.

A recepção foi feita na sala de reuniões da Reitoria pela equipa reitoral, contituída pelo Administrador-geral, Doutor Mário Lima, pelo Vice-reitor para as áreas de Relações Internacionais e Cooperação, o professor Doutor António Lobo de Pina, e o Pró-reitor para a Graduação e CESP, João cardoso.

O autor da obra "Amílcar Cabral para além do seu tempo" chegou a Cabo Verde no dia 14 e vai permanecer até ao dia 21 de janeiro. A visita ao país esta no âmbito do lançamento do livro pelas edições Uni-CV que se realiza esta sexta-feira, 16, às 17h30, no Auditório da Biblioteca Nacional.

"O desenvolvimento da educação era um sonho de Amílcar Cabral, portanto foi muito importante para mim conhecer a Universidade de Cabo Verde", afirmou no encontro.

Num discurso emocionado, contou que nunca tinha imaginado que iria escrever sobre Amílcar Cabral.

"Escrever tornou-se numa necessidade por que eu sabia que tinha de compartilhar", disse.

"Penso que não se pode pensar na história de Cabo Verdec sem conhecer a vida de Amílcar Cabral e por isso agradeço muito a possibilidade de poder publicar esta obra em Cabo Verde", acrescentou.

A Reitora salientou o papel do líder cabo-verdiano: "Amílcar Cabral faleceu, mas deixou um legado que vai além do seu tempo e a sua memória ninguém pode apagar, por isso cabe-nos a nós fazer-lhe jus".

O embaixador vai proferir uma conferência no dia 19 de Janeiro, às 15 horas, no Campus da Uni-CV, sobre a "situaçaõ na América Latina".

 Convite Conferencia de Oscar Oramas

Pin It