O Professor Doutor Carlos Alexandre Bellino Sacadura lançou o livro "A CULTURA DA ARGUMENTAÇÃO - Tradição e Modernidade da Razão Argumentativa", obra centrada em temática transversal às culturas científica, filosófica, jurídica, estética e educacional.

A apresentação do livro ficou a cargo do Prof. Doutor José Esteves Rei (UNI-CV), investigador em Retórica e Comunicação, bem como da escritora, ensaísta e investigadora em literatura, Dr.ª Ondina Ferreira.

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Uni-CV e a Biblioteca Nacional foram os promotores desta grande iniciativa.

A primeira sessão de lançamento aconteceu no dia 17 de fevereiro de 2014, na FCUL, Lisboa, cuja apresentação ficou a cargo de Prof. Doutor José Carlos Tiago de Oliveira.

Após a graduação como Mestre em Filosofia Contemporânea o professor Doutor Carlos Bellino orientou os seus interesses para a Fenomenologia, e só mais tarde passou a estudar as articulações entre os discursos científico e filosófico, nas suas respectivas modalidades argumentativas, que foram objecto da sua dissertação de doutoramento, e consequentemente o livro que foi publicado.
Para o Professor Bellino o livro "A Cultura da Argumentação - Tradição e Modernidade da Razão Argumentativa" é uma obra de origem académica, que surgiu a partir da tese do doutoramento, mas com uma escrita mais alargada do que os círculos estritamente científico e académico.
A obra incide sobre a retórica e argumentação, e na tese procura-se lançar um olhar sobre o tema no discurso científico, mas também ligada a humanística.
Para o autor a obra é especial, não só por ser um livro que foi lançado no âmbito do seu doutoramento, mas por se tratar de uma obra que, no seu entender há uma sobrevalorização sobre o mesmo.
O autor recomenda uma leitura dinâmica e exorta que cada leitor traga a sua experiencia, fazendo uma leitura criativa, pois "quem lê o livro está a escrevê-lo".
Outras obras e artigos do autor:

-A Fenomenologia do Mundo em Merleau-Ponty. Tese de Mestrado em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

- O Diálogo da Filosofia Actual com o Pensamento Kantiano? Revista Portuguesa de Filosofia 49(4) 601-625
- Percursos da Filosofia Hermenêutica? Revista Portuguesa de Filosofia 52(1/4) 769-784
- "A Inteligência Plural e a Mente Criativa. Formando e avaliando as competências científica, técnica, estética, social/relacional e ética." (aplicação das neurociências, das ciências cognitivas e dos modelos epistemológicos de desenvolvimento e avaliação de competências) in Artiletra – Revista de Educação, Ciência e Cultura, nº 109. Praia: Ed. Artiletra. (pp. VI-VIII), 2011;

- " Sobre a Formação Filosófica na Era da Tecnociência", in Contemporaneidade educativa e interpelação filosófica. Porto: Afrontamento. (pp. 55-66), 2010

- "Formação de Professores e Investigação Permanente – Contributo para a Reflexão Epistemológica sobre a Problemática Educacional" in Anais do III Congresso Internacional sobre Formação de Professores nos Países de Língua e Expressão Portuguesas – Teorias e Práticas Educativas na Formação de Professores: Desafios para Século XXI. Praia: Instituto Superior de Educação/Instituto Pedagógico, 2003;

- "Por um Novo Discurso do Método. O sonho enciclopédico e o espírito de sistema" in Seminário sobre o Cartesianismo. Évora: Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora. (pp. 11-37), 2000;
- "O sujeito epistemológico e estético de Descartes a Bachelard" in Actas das Primeiras Conferências Internacionais de Epistemologia e Filosofia – Revista Aprendizagem e Desenvolvimento – vol. VII – nº 25/26. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

 

 DSC08834  DSC08853
 DSC08867  DSC08889
 DSC08876  DSC08875
 DSC08892  Untitled-1
Copright: GCI-Universidade de Cabo Verde
Pin It