Data: 8,9,12,31 de Maio de 2014
Local: DCSH-Polo de São Vicente
Organização: Reitoria - Serviço de Acção Social, UNICV-SV
Parcerias: DCSH-SV, ENG-SV, Curso de Ciências Biológicas (DECM); Curso de Enfermagem SV (DCT) Verdefam, Morabi, Delegacia de Saúde de São Vicente
Patrocinadores: FICASE, CARITAS DE CABO VERDE, FRESCOMAR,

Actividades Realizadas:
1. Feira de Saúde: esta actividade foi realizada no dia 8 de Maio de 2014 das 8h30 às 16 h30. Consistiu na apresentação institucional das organizações participantes (VERDEFAM, MORABI, Delegacia De Saúde de SV, Curso de Ciência biológicas), na divulgação dos Serviços, projectos e programas, disponíveis para a comunidade educativa, ligados a saúde sexual e reprodutiva. Também montou-se Stands, onde estudantes, professores e colaboradores puderam visitar, adquirir mais informações e visualizar sessões de demostração e sensibilização ligadas á IST, planeamento familiar, VIH/SIDA, direitos da SSR, entre outros.

2. Palestra: sobre o tema "Infecções Sexualmente Transmissíveis: Factos e Prevenção ",a palestra esteve a cargo da Delegacia de saúde de São Vicente. A actividade realizou no dia 8 de Maio na sala 2 e teve a participação dos estudantes do DECM, DCSH, DCT, docentes e colaboradores do DCSH. Teve uma duração de 2 horas e para além da apresentação feita pela convidada, Enfermeira Anete Ramos, houve espaço para debate e esclarecimentos. Foi uma actividade muito apreciada pelos estudantes dado á pertinência do tema e a excelente apresentação da palestrante.

3. Aplicação de 2 Inquéritos (Estilo de Vida fantástico e Literacia em Saúde Sexual e Reprodutiva): o propósito da acção é avaliar o Estilo de vida dos Estudantes da UNICV, seus conhecimentos em matéria da Saúde Sexual e Reprodutiva, Álcool e Drogas, entre outros. Ainda está a decorrer a aplicação do inquérito, mas o tratamento dos dados começou a ser feito. De realçar que os instrumentos de recolha e tratamento de dados foram elaborados pela Escola Superior de Enfermagem do Porto (Coord. Professora Doutora Irma) e estão sendo aplicados e tratados por dois estagiários (curso de enfermagem e Ciências Sociais) sob a orientação e colaboração dos SAS-SV.

4. Oficina de formação: realizada no Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde, no dia 31 de Maio de 2014, a oficina teve uma duração de 4h e foram abordados os temas da Sexualidade Responsável e os Direitos da Saúde Sexual e Reprodutiva. A actividade contou com cerca de 18 participantes, estudantes do DECM, DCSH, DCT e jovens de organizações juvenis e comunitárias da ilha de SV.

5. Gincana: Uma gincana é um tipo de competição muitas vezes recreativa que tem o objectivo de pôr à prova as habilidades físicas ou mentais dos membros de duas ou mais equipes. Na gincana realizada a 31 a Maio no DCSH, quisemos proporcionar aos nossos estudantes, momentos de diversão e competição sobre os Direitos da Saúde Sexual e Reprodutiva e também sistematizar os conhecimentos adquiridos ao longo da feira. Foi um trabalho feito por pares e no fim da actividade houve entrega de prémios para o 1º, 2º,3º classificados e brindes para todos os participantes.

6. Almoço convívio: para proporcionar momentos de intercâmbio entre os participantes e convidados da Feira de Saúde, organizou-se um almoço convívio que contou com a presença de muitos estudantes, docentes e instituições parceiras. Foi um momento de relaxamento e convívio salutar. O almoço contou com o patrocínio da FICASE e FRESCOMAR.

Pin It