DSC00469

O ano da língua materna chegou ao fim com muitas actividades da Universidade de Cabo Verde que decorreram tanto na cidade da Praia como em São Vicente.

No ato de encerramento, o auditório do Campus do Palmarejo, na cidade da Praia, voltou a reunir várias actividades que privilegiaram não só a língua materna, como a oficial, o Françês e o Inglês.

A Reitora da Universidade de Cabo Verde, a professora Judite Medina do Nascimento, fez a abertura da sessão, felicitando a iniciativa. Salientou os desafios da língua materna e da língua oficial no contexto actual e a necessidade de haver um posicionamento nacional em relação ao novo acordo ortográfico, questões que impõem mudanças nas metodologias de ensino para a formação na língua oficial.

 montagem 2  1

O momento também foi aproveitado para lembrar o papel do voluntariado nas sociedades, mas especificamente na cabo-verdiana, que se tem revelado como um fator muito positivo no apoio às populações na atual crise da erupção da ilha do Fogo.

As actividades passaram pela música e declamação de poemas de Natal, amizade e amor do grupo "Terreru de amizade".

Os alunos de estudos franceses apresentaram a peça "Badiu na tchom di França" e os alunos de estudos ingleses declamaram poemas.

As alunas do 1º ano do curso de Jornalismo formaram um grupo de animação e encenaram uma música de Natal com sons de animais.

O advogado e dirigente desportivo Rui Araújo, um dos convidados do evento, foi um dos convidados que declamou dois poemas sobre amor acompanhado de música.

montagem 2  2

As actividades terminaram com a declamação livre de poemas e com uma sessão de improviso. O evento foi organizado pela Associação de Estudantes da Universidade de Cabo Verde em coordenação com a aula de "Como falar em público e declamar poesia" do professor Daniel Medina. 

 

Comunidade académica também comemorou encerramento do “Ano da Língua Materna”

montagem sao vicente

A comunidade académica da Uni-CV em São Vicente esteve reunida neste sábado dia 13 a partir das 16:30, no seu auditório no edifício do antigo liceu Gil Eanes para encerrar o "One de língua materna na Uni-CV".

A sessão cultural foi animada pelas alunas de Estudos Ingleses e a professora Sandra, cantando várias músicas na língua bem como declamação de poemas na língua materna valorizando assim a língua cabo-verdiana.

A vice-reitora, professora Dora Pires, fez um resumo das actividades do ano e falou sobre "A importância da língua materna na cultura, música, literatura e ensino". O encerramento gerou momentos de troca e participação dos que estavam presentes, enriquecendo assim o momento.

Para concluir todos participaram de um lanche, concluindo assim o excelente momento de convívio com presença do Conselho Diretivo do Departamento de Engenharia e Ciências do Mar, do vogal do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, da Escola de Negócios e Governação, coordenadora de Enfermagem que agraciou o público com leitura de um poema "Badia' na variante de Santiago, docentes, estudantes e funcionários.

A organização faz um agradecimento especial a todos que se envolveram na realização da sessão cultural em Mindelo e no Palmarejo, fechando assim com chave de ouro o Ano de Língua Materna na Uni-CV.

Pin It