A Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA), é uma unidade orgânica da Uni-CV, de caráter interdisciplinar, que tem como missão o ensino, a investigação e a extensão nas áreas disciplinares sob a sua jurisdição.

Além dos cursos de graduação nas áreas disciplinares acima referidas, a faculdade oferece um leque diversificado de cursos de pós-graduação (mestrado e doutoramento) e ainda de cursos superiores profissionalizantes, respondendo assim às demandas da sociedade.

Em relação ao corpo docente, a faculdade conta com cerca de 40 doutores, fato que a coloca numa situação privilegiada em termos de produção e divulgação de conhecimento científico relevante sobre a realidade social cabo-verdiana.

A faculdade possui salas especializadas para o ensino das línguas e um laboratório de Jornalismo e Multimédia que permitem desenvolver a componente prática dos cursos nessas áreas disciplinares.

No que diz respeito à investigação, destaca-se a existência de estruturas de investigação, nomeadamente o laboratório de Ciências Sociais, cujas linhas de trabalho integram questões candentes da sociedade cabo-verdiana.

Missão

Prestar um serviço público de qualificação dos cidadãos nos domínios das ciências sociais, artes e humanidades, com a observância dos critérios de excelência académica, relevância científica e técnica, empoderamento das pessoas e pertinência social, em ordem a contribuir para o desenvolvimento humano e sustentável de Cabo Verde.  

Visão

Ser uma Faculdade de referência em ensino, investigação e extensão que promova a construção de conhecimentos e a transmissão de valores essenciais para o desenvolvimento humano e social com qualidade, flexibilidade, ética, criatividade, inovação e cooperação.

Valores

A FCSHA enquanto unidade orgânica e parte integrante da Universidade empenha-se na defesa dos valores da Uni-CV consagrados no seu novo estatuto. Todavia assume como valores intrínsecos os seguintes:  a) A liberdade de expressão e de opinião, e a promoção da cultura e do conhecimento, valorizando a diversidade e o pluralismo; b) A igualdade de procedimento e de oportunidades para todos, independentemente da condição socioeconómica, origem, género, língua, religião ou crença, deficiência, idade, opções políticas ou ideológicas. c) Busca constante de excelência em todas as suas áreas de intervenção, a saber o ensino a investigação e a extensão; d) A integridadehonestidade e responsabilidade na execução e cumprimento da sua missão. f) O reconhecimento do mérito e a promoção da cooperação e da colaboração enquanto formas de estimular o desenvolvimento pessoal e social. g) A abordagem por competências, visando um desenvolvimento integrado do indivíduo por meio da promoção do saber, saber ser, saber fazer e saber viver juntos;  h) A educação promotora do desenvolvimento sustentável, comprometida com o futuro e o bem-estar das gerações atuais e vindouras. g) A internacionalização enquanto meio de integração regional e de afirmação à escala global.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account