Quando se fala da história de uma organização, podemos ver que passa por diversas transformações. A Escola de Negócios e Governação não foge da regra. Em 1978, entrou em funcionamento em regime experimental, com o seguinte nome: Centro de Formação e Aperfeiçoamento Administrativo (CENFA). Três anos mais tarde, em 1981, pelo Decreto n.21/81 de 11 de fevereiro, foi criado o CENFA. Após apenas sete anos de existência, o CENFA extinguiu-se em 1998 pelo Decreto n. 23/98. No mesmo ano, o Instituto Nacional de Administração e Gestão (INAG) foi criado pelo Decreto-Lei n. 24/98. Após dez anos de existência, o INAG extinguiu-se em 2008 pelo Decreto-Lei nº 29/2008. Com a deliberação nº 8/2008, criou-se a Unidade Orgânica da Universidade de Cabo Verde - Escola de Negócios e Governação, integrada na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).
A Escola de Negócios e Governação (ENG), enquanto Unidade Orgânica da Uni-CV, é um espaço privilegiado de formação superior para todos os estudantes que têm interesse em conquistar uma carreira em domínios como negócios, finanças, comunicação, secretariado, economia e administração empresarial e pública.
A ENG tem como metas privilegiadas a formação e capacitação de líderes e gestores em administração pública, privada e em organismos não-governamentais, para dotar o país de competências técnicas e humanas capazes de empreender os desafios do desenvolvimento nesta era da inovação e da globalização.
A ENG tem a sua sede na Praia, Santiago, e uma delegação em Mindelo, São Vicente.