O papel cooperacaoA Universidade de Cabo Verde acolheu uma conversa aberta, organizado pelo Instituto de Língua Inlgesa Dana Mohler-Faria com a colaboração da  Bridgewater State University sobre o papel da cooperação no desenvolvimento de uma educação suatentável em Cabo Verde, cujos intervenientes foram a Vice-reitora da Uni-CV, o presidente da Bridgewater State University e os Senadores de Massachusetts, na terça-feira, dia 27 de novembro, no Auditório de Campus da ENG.

Com a sala cheia de alunos e ex-estudantes da Bridgewater State University, coube à Vice-reitora, Astrigilda Silveira, dar as boas vindas e fazer a abertura da conversa aberta, com tónica na cooperação internacional considerada uma saída para o desenvolvimento de uma educação sustentável e móbil de aproximação e estreitamento de amizade entre as nações.

Para o Presidente da Bridgewater State University, Fred Clark, a cooperação entre as universidades é muito importante, porque permite que haja uma educação sustentável, mas alega que, para isso, a cooperação assenta em dois princípios básicos: o respeito e o benefício mútuo para as partes envolvidas. Isso quer dizer que cada parte tem que cumprir o seu papel na cooperação.

Fred Clark disse ainda que a educação é uma ferramenta que permite a promoção da igualdade entre as pessoas, por isso é fundamental.

Por sua vez, o Senador Vinny Macedo, através do relato da sua vida, mostrou que a educação é muito importante na vida de uma pessoa, porque dá a opurtunidade a cada um de escolher e ser o que quiser, respeitando sempre as opiniões dos outros e trabalhando para marcar a diferença na sociedade.

Essa conversa aberta contou com a participação de vários senadores com destaque para primeira mulher a assumir o cargo de Senadora do Estado de Massachussetts, Lis Miranda, que atualmente trabalha para que a população tenha acesso a uma educação de qualidade.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account