A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Fundação Calouste Gulbenkian preparam-se para realizar, no final de julho, a quinta edição do projeto "Campos da Matemática". A iniciativa, que visa combater o insucesso escolar na disciplina, reunirá alunos do ensino secundário na Praia e no Mindelo para uma imersão de uma semana em atividades que mostram o lado prático e divertido da matemática.

O projeto foi desenhado para mudar a perceção negativa que muitos jovens têm da disciplina. Em vez de aulas tradicionais, os "Campos" utilizam jogos, tecnologia, desafios em grupo e problemas do dia a dia para reduzir a ansiedade e despertar a curiosidade dos estudantes, mostrando a utilidade da matemática em áreas como as ciências, as artes e até o desporto.

A edição de 2025 arranca na Praia, de 21 a 25 de julho, com alunos do 10º ano das ilhas de Sotavento. Na semana seguinte, de 28 de julho a 1 de agosto, será a vez do Mindelo receber os alunos do 11º ano do Barlavento, que já participaram no primeiro nível do programa.

Uma das novidades deste ano é a aposta reforçada na formação dos professores do secundário que acompanham os alunos, com um módulo especializado de 10 horas para introduzir ferramentas de ensino mais inovadoras nas salas de aula.

Desde a sua primeira edição, em 2021, o projeto "Campos da Matemática" já impactou centenas de alunos e dezenas de professores de todo o arquipélago, consolidando-se como uma parceria estratégica entre a Fundação Gulbenkian, a Uni-CV e o Ministério da Educação.

quinta_edicao_campos_matematica_88b02.jpg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account