52307982685_26c42ed661_w.jpg

A Universidade de Cabo Verde, com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e em colaboração com o Ministério da Educação, dá início à quarta edição do projeto Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde (CdM-CV), já a partir da segunda-feira, dia 22 de julho de 2024, Auditório E8.101, no Campus do Palmarejo. Esta iniciativa tem como objetivo principal despertar e reforçar o interesse dos estudantes do ensino secundário pela matemática, através de uma abordagem prática e interativa.

As boas-vindas e a apresentação do programa estarão a cargo da coordenadora do projeto e diretora do LabMat, Telma Silva. Seguir-se-á o testemunho de uma aluna, destacando como o projeto influenciou a sua vida, evidenciando o impacto pessoal e académico do CdM-CV. A cerimónia de abertura do Campos da Matemática Gulbenkian em Cabo Verde começará às 9h, com intervenções da Diretora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, Maria Hermínia Cabral, da Vice-Reitora Sandra Freire, responsável pelas áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, e do Ministro da Educação, Amadeu Cruz.

O CdM-CV tem como objetivos gerais: reunir estudantes do 10º ano num campo não-residencial, com atividades educativas que estimulem o interesse pela Matemática, através das suas aplicações na resolução de problemas do quotidiano, constituindo-se num primeiro momento de imersão no mundo da matemática e suas aplicações;  acompanhar progressivamente os estudantes participantes do CdM-CV, ao longo do 11º e 12º anos, promovendo a autoaprendizagem e o desenvolvimento individual das suas capacidades matemáticas.

A quarta edição do CdM-CV decorre entre os dias 22 a 26 de julho de 2024, na cidade da Praia, para 37 alunos do 11º ano (do nível 2), das ilhas do Sotavento que participaram da terceira edição, e para os dias 29 de julho a 02 de agosto de 2024, na cidade do Mindelo, para 31 alunos do 10º Ano (do nível 1) das ilhas do Barlavento. Estão envolvidos ainda nesta edição 17 professores das ilhas do Sotavento e 11 das ilhas do Barlavento, para além 11 professores da Uni-CV e 10 monitores (estudantes do curso de Matemática e do Programa Vocações para a Matemática Gulbenkian da Uni-CV).

O Campos da Matemática Gulbenkian proporciona aos jovens um ambiente privilegiado para descobertas e desafios, que estimulam a sua curiosidade e aumentam a sua motivação para a aprendizagem.  No CdM-CV, os estudantes trabalham habilidades e estratégicas, através de resolução de problemas, que facilitam a aproximação entre os conteúdos de Matemática estudados e os conhecimentos vivenciados no seu quotidiano. Desenvolvem ainda, competências nas áreas de: concentração, organização e autoconfiança.

As atividades do CdM-CV enquadram-se num dos grandes objetivos do Laboratório de Matemática da Universidade de Cabo Verde (LabMat), que é desenvolver projetos pedagógicos e tecnológicos em ensino e aprendizagem da Matemática, que envolvem alunos e professores do ensino básico ao superior. O LabMat, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, com equipamentos modernos (entre computadores, quadro interativo, materiais audiovisuais, etc) e dezenas de materiais didáticos e científicos (entre jogos, quebra-cabeças, livros na área da Matemática e suas aplicações, etc), será inaugurado com as atividades do CdM-CV.

Programa

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account