A Universidade de Cabo Verde realizou uma ação de formação especializada em pilotagem de drones para mapeamento agrícola para os agricultores da Associação dos Produtores da Ribeira de São Filipe, de 6 a 16 de fevereiro, nas instalações do Campus do Palmarejo Grande.
No total 12 formandos concluíram com sucesso a formação, adquirindo habilidades essenciais no manuseio de drones para a realização de mapeamentos agrícolas. Essa iniciativa só foi possível graças ao esforço conjunto dos projetos “Ferramentas de Monitorização e Inteligência Artificial para Agricultura Inteligente” e “Transição agrícola usando Internet das Coisas e Inteligência Artificial”, ambos com foco no desenvolvimento sustentável e na modernização da agricultura.
O patrocínio do IDRC, do SIDA e do Accelerator Lab da PNUD Cabo Verde possibilitou a realização da capacitação, refletindo o comprometimento dessas organizações com o avanço tecnológico e o fortalecimento da agricultura local. Além disso, a colaboração estratégica do American Corner e da Casa da Ciência enriqueceu o evento, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.