Num movimento ousado para fortalecer a ciência e a educação em África, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) anunciou a abertura de inscrições para a primeira edição do Programa Regional de Doutoramento em Matemática (PRDM). Esta iniciativa, em colaboração com a Universidade Agostinho Neto (Angola) e a Universidade de Coimbra (Portugal), é financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e marca um marco histórico na educação africana.

O programa, com início previsto para 20 de novembro de 2023, é pioneiro nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O seu objetivo principal é formar quadros altamente qualificados na área da Matemática, uma disciplina central para o desenvolvimento tecnológico e industrial.

"Este doutoramento em Matemática é um programa regional, envolvendo vários países, que permite criar ou fortalecer as redes de investigação nos PALOP, formar jovens docentes e investigadores e produzir estudantes qualificados", disse Telma Silva, Diretora do Programa Regional de Doutoramento em Matemática na Uni-CV.

O programa não é apenas uma resposta à necessidade de educação avançada; é uma estratégia para combater a "fuga de cérebros" em África. Anualmente, 70.000 profissionais africanos, incluindo 30% de cientistas, deixam o continente, uma perda devastadora para a economia e o desenvolvimento.

A Diretora enfatiza a importância do ensino presencial no programa, uma abordagem que promove a interação e a qualidade da aprendizagem. "A parte curricular presencial foi pensada para garantir, por um lado, maior interação e maior qualidade de interação entre os professores e os estudantes, um aspecto fundamental para a qualidade do ensino e da aprendizagem e para criação de redes de investigação eficientes."

A Uni-CV, equipada com residências para alojamento dos estudantes e docentes, estação computacional do Laboratório de Matemática para apoiar as aulas e os projetos de investigação, bibliotecas, salas de estudos e centros e de investigação, está totalmente preparada para receber os estudantes e garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem e o sucesso deste programa doutoral. 

O programa também abre portas para uma variedade de oportunidades de carreira. "Os doutores em Matemática pelo Programa Regional de Doutoramento em Matemática ficam aptos para seguirem carreiras em academia, ciências da computação, biomatemática, economia e mercado financeiro", explicou Silva.

O concurso está aberto a candidatos cabo-verdianos e estrangeiros, com o período de candidaturas a decorrer até 15 de setembro de 2023. Os candidatos devem ser detentores do grau de Mestre em Matemática e demonstrar proficiência média na língua inglesa. Para mais informações, por favor, contacte os Serviços Académicos da Uni-CV através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone (+238) 3340 122.

Este lançamento é mais do que uma expansão educacional; é um passo significativo na promoção da ciência e da educação em África, alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável e a visão de uma economia do conhecimento no continente. É uma aposta no futuro, uma investida na inovação e um compromisso com o crescimento sustentável de uma região pronta para florescer.

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account