EVerão.JPG EV.JPG

A Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Santiago (US) iniciaram hoje a Escola de Verão sob o tema "Ação Humanitária, Prevenção de Desastres e Soluções Tecnológicas Inovadoras e Sustentáveis". O evento ocorre de 29 de maio a 10 de junho na Uni- CV e US.

Destinada a estudantes de pós-graduação das áreas de Gestão, Saúde, Ambiente, Relações Internacionais e Diplomacia, assim como áreas Pedagógicas, a Escola de Verão busca promover debates interdisciplinares sobre a Ação Humanitária em contexto de mudanças climáticas. 

Serão discutidos temas como o impacto das mudanças climáticas e o potencial de tecnologias inovadoras como instrumento de mitigação e adaptação para aumentar a resiliência dos países em desenvolvimento.

O evento faz parte do projeto HumanAct, iniciado em 2020, que envolve cinco universidades, incluindo a Uni-CV e US em Cabo Verde, a UP, UniPúnguè e UniRovuma em Moçambique, a Universidade de Atenas na Grécia e o ISCTE em Portugal, que coordena o projeto.

O projeto HumanAct pretende fortalecer as capacidades no desenvolvimento de currículos nacionais sobre ação humanitária, por meio do intercâmbio com o corpo académico das universidades de Cabo Verde, Moçambique, Grécia e Portugal. 

As universidades têm trabalhado em colaboração para fortalecer as habilidades dos estudantes e professores, promover o desenvolvimento curricular, aumentar a acreditação, modernização e internacionalização, permitir a aprendizagem mútua e o intercâmbio, e promover a profissionalização do setor de Ação Humanitária em âmbito local e nacional.

A Uni-CV e a US estão a desenvolver um programa de formação de alto nível em Ação Humanitária, para fornecer conhecimentos e habilidades para fazer a diferença nessa área. Esta segunda edição da Escola de Verão busca contribuir para o alcance desse objetivo.

Durante esta semana de 29 de maio a 6 de junho na Uni-CV, a Escola de Verão contará com a participação de facilitadores das universidades parceiras, palestrantes atuantes na área e pesquisadores nacionais e internacionais com reconhecida experiência no assunto em discussão.

O evento é uma oportunidade enriquecedora para os participantes, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos, debates e ‘networking’.

A Escola de Verão visa capacitar os estudantes para que se tornem profissionais altamente qualificados e comprometidos em promover ações humanitárias efetivas e soluções sustentáveis diante dos desafios atuais.

Com iniciativas como a Escola de Verão, as universidades parceiras reafirmam o seu compromisso em desenvolver e fortalecer as competências dos estudantes e profissionais, impulsionando o avanço da Ação Humanitária e contribuindo para um futuro mais seguro e sustentável.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account