visita-de-estudo_geografia.jpg

Estudantes do 1º Ano do Curso de Licenciatura em Geografia e Ordenamento do Território, acompanhados pela Professora Clementina Furtado, efetuaram uma visita ao Instituto Nacional de Estatística (INE), no âmbito do projeto Literacia Estatística, no dia 3 de junho de 2022.

A visita enquadra-se nos objetivos da disciplina de Geografia da População, que visa, através de contatos com instituições-chave, consolidar os conhecimentos adquiridos na sala de aula.

A turma foi recebida pela equipa do INE que fez uma visita guiada a todos os departamentos desta instituição, com o intuito de explicar o funcionamento de cada unidade, tendo os responsáveis de cada serviço feito uma explicação sucinta das responsabilidades e tarefas dos mesmos e dos produtos daí resultantes. Depois da visita, tiveram oportunidade de assistir a uma breve sessão de apresentação dos resultados dos dados do último censo e de outras estatísticas recentes, onde foi possível conhecer o retrato estatístico-demográfico do País e a sua relação com os ODS. A sessão permitiu ainda a apresentação e discussão da Cartografia digital utilizada no Censo 2021 e uma breve discussão com estudantes para esclarecimentos das dúvidas. As apresentações estiveram a cargo da Dra. Nereida Moreira, da Dra. Noemi Ramos e do Eng. Adylson Sousa. A visita teve uma duração aproximada de três horas.  

De realçar que tem sido prática convidar especialistas do INE para virem fazer conferências sempre que se verificar necessário, e que têm prontamente aceitado. Desta vez, pretendeu-se que o encontro se realizasse no INE, uma estratégia que deixou a turma bastante satisfeita.

A Universidade de Cabo Verde, através da Coordenação do Grupo Disciplinar de Geografia e Geologia e, em particular da turma do 1º Ano de Licenciatura em Geografia e Ordenamento do Território, agradece ao INE pelo acolhimento e pelo momento de aprendizagem proporcionado.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account