A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) informa que está aberta a chamada de propostas para a 6.ª Conferência Bienal da African Studies Association of Africa (ASAA2025), a ter lugar entre os dias 24 e 27 de setembro de 2025, no campus da Praia, em Cabo Verde. Esta iniciativa, que se realizará presencialmente, representa o maior encontro mundial de académicos ligados aos Estudos Africanos.
Com o tema “African Responses to Global Vulnerabilities: Building Hope for the Future”, o evento irá explorar como as múltiplas expressões da agência africana moldam as nossas histórias coletivas, identidades, conhecimentos, aspirações e práticas de resiliência face às vulnerabilidades globais. A conferência assinala, ainda, o 50.º aniversário da independência de Cabo Verde e o centenário de Amílcar Cabral, em pleno país natal de Cesária Évora.
A ASAA2025 convida académicos, ativistas, arquitetos, artistas, performers, cineastas e decisores políticos de diferentes gerações e disciplinas – das Ciências Sociais e Humanas (SSH) às Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) – a submeter resumos, painéis, mesas-redondas, filmes, performances, obras de arte e propostas de workshops pré-conferência. Os formatos selecionados serão divulgados no novo jornal académico da associação, Bokutani.
- Data-limite para submissão: 15 de março de 2025
- Como submeter: Propostas serão aceites exclusivamente através da plataforma online ASAA2025 Proposal Submission Interface.
Co-organizada pela Uni-CV, a conferência fomenta um ambiente interdisciplinar, promovendo a troca de ideias entre especialistas de diferentes áreas e regiões. Neste verdadeiro “festival de ideias”, a ASAA2025 visa aprofundar o conhecimento sobre as vulnerabilidades globais, a partir e através de perspetivas africanas, e projetar novas abordagens para o futuro.
A chamada de submissões encontra-se disponível em várias línguas (Inglês, Português, Francês e Árabe) e pode ser acedida aqui. Para questões adicionais relacionadas com a ASAA2025, contacte:
Professora Clementina Baptista de Jesus Furtado
Presidente do Comité Organizador da ASAA2025
Investigadora do CIGEF (Centro de Investigação e Formação em Género e Família) – Uni-CV, Cabo Verde
Professor Toussaint Murhula Kafarhire
Presidente do Comité Executivo da ASAA
Professor de Ciência Política e Relações Internacionais
Diretor-Geral, CARF (Arrupe Centre for Research & Training), Lubumbashi, República Democrática do Congo
A Universidade de Cabo Verde convida todos os interessados a contribuir ativamente para este encontro de referência, que reforçará o protagonismo de África na abordagem das vulnerabilidades globais e na construção de soluções de esperança para o futuro.