rip_marcel_pereira.png

Com incomensurável pesar e tristeza, anunciamos o falecimento do nosso estimado e respeitado colega, professor e amigo, Marcel Pierre Pereira. O Professor Marcel Pereira é docente da Universidade de Cabo Verde desde a sua fundação em 2006 e já integrava o quadro de colaboradores da antiga Escola de Formação de Professores do Ensino Secundário de Cabo Verde. Tem dado o seu inestimável contributo à promoção da Língua Francesa, à formação de professores de Francês para o Sistema Educativo de Cabo Verde e é um dos promotores da Associação dos Professores de Francês de Cabo Verde. 

O Professor Doutor Marcel Pierre Pereira nasceu a 2 de julho de 1969 em Dakar, Senegal.  Foi Doutor em Ciências da Linguagem especialidade Tecnologias de Informação e Comunicação para o Ensino e a Aprendizagem de Línguas, pela Universidade de Clermont Ferrand; Mestre em Ensino de Línguas em Ambientes Informáticos pela Universidade du Mans, França; Licenciado em Francês Língua Estrangeira pela Universidade de Dijon, França; Bacharel em Estudos Franceses pelo Instituto Superior da Educação, Praia.

A sua área de investigação foi a articulação entre o ensino presencial e o ensino a distância.

Em termos profissionais, desempenhou o cargo de representante nacional do MED junto do Projeto de Cooperação «A Língua Francesa Vector para o Desenvolvimento», foi coordenador nacional dos professores de francês de Cabo Verde e Presidente da Associação de Professores de Francês em Cabo Verde. Desempenhou, ainda, a função de Técnico da Direção Geral do Ensino Técnico no Ministério da Educação e Ensino Superior de Cabo Verde, onde foi Ponto Focal do ensino do francês e da implementação do programa de francês técnico na Direção do Ensino Técnico do MED.

Na Universidade de Cabo Verde, foi Docente de várias unidades curriculares e Coordenador do curso de Línguas Literaturas e Culturas - Estudos Franceses, Diretor do Mestrado em Ensino do Francês Língua Estrangeira e Dinamizador do Projeto de Capacitação de Professores de Francês do Ensino Básico e Secundário, com foco em metodologias do ensino do francês, avaliação e tecnologias educativas para o ensino de francês língua estrangeira.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account