cesp_unicv.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), realiza amanhã, quarta-feira, dia 25 de setembro, às 10h00, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, na cidade da Praia, o lançamento oficial de dois novos Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP). O evento será transmitido online na página oficial do Palácio da Cultura Ildo Lobo. 

Os novos cursos, focados em Produção Cultural e Gestão de Projetos e Instituições Artísticas e Culturais, foram desenvolvidos para responder às necessidades emergentes do setor cultural e artístico em Cabo Verde. Com o apoio do programa PROCULTURA, estas formações visam capacitar profissionais com competências essenciais para desenvolver e gerir projetos culturais e de produção artística, promovendo o crescimento e a sustentabilidade deste setor estratégico, tanto a nível nacional como internacional.

Durante a sessão de lançamento, serão apresentados os detalhes da estrutura curricular dos dois cursos, a metodologia de ensino e o impacto esperado na formação de profissionais das indústrias criativas. Serão também discutidas as oportunidades de mercado que estas formações proporcionarão, incluindo o desenvolvimento de redes de contacto (networking) e a criação de novas oportunidades de emprego nas áreas da cultura e produção artística.

Esta iniciativa integra-se numa estratégia mais ampla do Governo de Cabo Verde, através do MCIC, para promover a profissionalização do setor cultural e artístico, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A formação é considerada um pilar fundamental para garantir o desenvolvimento sustentável, promovendo a criação de emprego digno e o fortalecimento da economia criativa.

O evento contará com a presença do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto; da Diretora-Geral das Artes e das Indústrias Criativas, Vandrea Monteiro; do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, João Luís Queirós; da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó; bem como de beneficiários e parceiros do PROCULTURA e outros agentes culturais que têm contribuído para o desenvolvimento desta oferta formativa.

O PROCULTURA PALOP-TL é uma ação do Programa Indicativo Multianual PALOP–Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P., e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. O programa tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

As candidaturas já estão abertas, e os interessados poderão inscrever na plataforma de candidaturas.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account