IMG 0007

A escola de Negócios e Governação organizou uma palestra, no dia 14 de dezembro, sobre “Sistema de Contas Nacional: Metodologia e Resultados”, ministrada pelo coordenador da Divisão das Contas Nacionais. A conferência teve como objetivo debater sobre a história e os métodos usados para calcular as contas nacionais, incentivar o gosto pela temática e promover uma reflexão conjunta.

O Sistema Nacional de Contas tem como missão apresentar detalhadamente as atividades económicas e as interações entre os vários atores que interagem nos mercados. A metodologia seguida para a realização das Contas Nacionais advém do Sistema de Contas Nacionais das Nações Unidas.

José Fernandes, orador e coordenador  da Divisão de Contas Nacionais explicou que a história da contabilidade nacional é recente, porque venho dos censos da população onde procuravam registar as riquezas adquiridas com o passar do ano. Esses recenseamentos também traziam as preocupações de ordem fiscal, registos de preços e de estatísticas sobre o comércio.

Em 1940, Colin Clark e Simon Kuznets reuniram e mediram o rendimento nacional, e ainda em 1950 surgiram escolas especializadas em economia, referiu José Fernandes, considerando estes momentos como "percursores para a criação do Sistema Nacional de Contas."

Em relação a Cabo Verde foi destacado o ano da mudança do ano base (data de referência histórica e económica para um país ou empresa) de 2007 para 2015, um dos motivos apontados foi pela realização do recenseamento ao setor informático e agricultura que contribuiram de grande maneira para a pesquisa do sistema. O orador afirmou que dificilmente os países vão escolher 2020 como ano base dado as consequências económicas que os países sofreram durante a pandemia.

Apresentou um pouco sobre o Eretes, a ferramenta de elaboração das contas nacionais, presente em mais de 30 países. Eretes  oferece as vantagens de organização, realização das contas e análise e comparação dos resultados.

Eretes é o software usado pelo Instituto Nacional de Estatísticas, uma organização que tem como objetivo produzir e difundir informações estatísticas sobre a qualidade de vida de Cabo Verde.

O evento foi encerrado com um momento de questões e debates entre os estudantes de Matemática, Estatística, Economia e Relações Internacionais.

 

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account