Dia_Internacional_da_Criatividade_e_da_Inovação.jpg

A Escola de Negócios e Governação e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV celebraram, no dia 21 de abril, o Dia Internacional da Criatividade e da Inovação, com uma palestra intitulada “A Inovação no Setor Financeiro: Blockchain e as Criptomoedas”, no auditório n.º 102, do Edifício 8, do Campus do Palmarejo Grande.

A palestra teve como objetivo trazer ao meio académico as discussões, os aspetos técnicos, económicos e legais do Blockchain e as criptomoedas, bem como os desafios e as oportunidades que essas duas inovações trazem para o sistema financeiro.

Participaram na palestra reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros como Pedro Carvalho, Professor no Instituto Politécnico de Castelo Branco e Coordenador do Mestrado em Gestão de Empresas, que falou sobre como investir em criptomoedas;  Celestino Barros, Professor na Uni-CV,  que se debruçou sobre "A Disrupção da Tecnologia Blockchain: o que é, para que serve e como funciona"; Edmir Ferreira, Professor na Uni-CV, que encerrou a celebração do Dia Internacional da Criatividade e da Inovação com uma comunicação sobre os usos do blockchain no sistema financeiro: as criptomoedas. 

O Coordenador do grupo disciplinar da Economia, Gestão Administração e Finanças da Uni-CV, Edmir Ferreira, em representação da organização do evento, disse que “No mundo globalizado, nós não podemos ficar de fora das inovações que acontecem no mundo financeiro ou de qualquer outro. Nós temos que seguir a tendência,” assegurando que Blockchain e as criptomoedas já são realidades na Uni-CV, em termos de investigação.

A tecnologia blockchain, uma das maiores inovações tecnológicas do século XXI, como um sistema de registo descentralizado de informações, codificação ou criptografia de difícil ou impossível mudança, traz a promessa de introduzir maior eficiência e transparência nas transações financeiras.

Esta tecnologia tornou possível a existência das criptomoedas, com a constatação de que foi inventada para o Bitcoin, a criptomoeda mais conhecida na atualidade.

Em 2017, as Nações Unidas reconheceram oficialmente o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação,para aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do desenvolvimento humano.

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account