A Universidade de Cabo Verde celebra no dia 21 de abril o Dia Internacional da Criatividade e da Inovação, com uma palestra intitulada “A Inovação no Setor Financeiro: Blockchain e as Criptomoedas”, às 14h30, a ser realizada no auditório n.º 102, do Edifício 8, do Campus do Palmarejo Grande. 

A palestra organizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia e a Escola de Negócios e Governação pretende trazer ao meio académico, as discussões, os aspetos técnicos, económicos e legais do Blockchain e as criptomoedas, bem como os desafios e as oportunidades que essas duas inovações trazem para o sistema financeiro.

Participam na palestra reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros como Pedro Carvalho, Professor no Instituto Politécnico de Castelo Branco e Coordenador do Mestrado em Gestão de Empresas, que vai falar sobre como investir em criptomoedas.  Celestino Barros, Professor na Uni-CV vai se debruçar sobre a Disrupção da Tecnologia Blockchain: o que é, para que serve e como funciona. Edmir Ferreira, Professor na Uni-CV encerrará a celebração do Dia Internacional da Criatividade e da Inovação com uma comunicação sobre os usos do blockchain no sistema financeiro: as criptomoedas. 

Esta será uma oportunidade única para se discutir os novos desafios e as tendências internacionais à volta da tecnologia blockchain e as criptomoedas. A tecnologia blockchain, uma das maiores inovações tecnológicas do século XXI, como um sistema de registo descentralizado de informações, codificação ou criptografia de difícil ou impossível mudança, traz a promessa de introduzir maior eficiência e transparência nas transações financeiras.  Esta tecnologia tornou possível a existência das criptomoedas, com a constatação que foi inventada para o Bitcoin, a criptomoeda mais conhecida na atualidade.

Aliado a desconfiança generalizada no sistema financeiro após a crise económica e financeira de 2008, nos últimos tempos temos testemunhado uma explosão de interesses pelas criptomoedas, com a emergência das bitcoins e os movimentos de surgimentos de novas moedas digitais.

Em 2017, as Nações Unidas reconheceram oficialmente o dia 21 de abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação,para aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade em todos os aspectos do desenvolvimento humano.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account