
A Reunião Anual do Conselho Diretivo do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realizou-se dia 16 de dezembro de 2025, na Sala do Conselho Universitário (CONSU), no Campus do Palmarejo.
O encontro contou com a presença do Professor Liu Jianda, Vice-Reitor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, do Professor José Arlindo Barreto, Reitor da Uni-CV, da Professora Maria de Fátima Fernandes, Pró-Reitora da Uni-CV, do representante do Sr. José Correia, Presidente da AMICACHI, Sr. João Vieira, bem como da Professora Ge Jingping, Diretora Chinesa do Instituto Confúcio na Uni-CV, da Professora Ermelinda Tavares, Diretora Nacional do Instituto Confúcio na Uni-CV, do Sr. Zhou Peng, Diretor do Departamento de Intercâmbio e Cooperação Internacional e Diretor do Departamento dos Institutos Confúcio, e da Sra. Xu Yiqing, Vice-Diretora do Departamento de Intercâmbio e Cooperação Internacional e Vice-Diretora do Departamento dos Institutos Confúcio, entre outros membros cabo-verdianos e chineses ligados à estrutura.
Na sua intervenção, o Reitor da Uni-CV, Professor José Arlindo Barreto, destacou a cooperação entre os governos de Cabo Verde e da China, sublinhando o crescimento do ensino da Língua Chinesa no país. O Reitor referiu ainda que a criação da Licenciatura em Estudos Chineses na Uni-CV constitui um marco de uma nova fase do ensino, que, segundo afirmou, reforça os laços de amizade entre os dois países.
O Magnífico Reitor manifestou, igualmente, o apoio da Reitoria à inclusão da Língua Chinesa como disciplina facultativa nos cursos das diferentes faculdades da Uni-CV, com o objetivo de ampliar o acesso dos estudantes ao ensino do idioma.
Durante a reunião, a Diretora Nacional do Instituto Confúcio apresentou o relatório geral de atividades do ano de 2025, bem como os projetos e o plano de trabalho para 2026. Foi também apreciado o relatório financeiro apresentado pela Diretora Chinesa, Professora Doutora Ge Jingping, não tendo sido registadas objeções.
No balanço das atividades culturais realizadas em 2025, foram destacadas iniciativas como a celebração do Ano Novo Chinês, a participação no programa “Show da Manhã”, da Televisão de Cabo Verde, e o concurso “Ponte Chinesa”.
Com base nos resultados do ano em avaliação, o Instituto Confúcio na Uni-CV mostrou a força e a intenção de dar continuidade à promoção do ensino da língua e cultura chinesas, reforçando a formação de professores locais, fomentando intercâmbios académicos entre universidades chinesas e a Uni-CV e aprimorando estratégias de ensino para alcançar um número crescente de estudantes.