Depois de três anos de esforços contínuos, e com forte apoio da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong e da Universidade de Cabo Verde, o Instituto Confúcio na Uni-CV procede à abertura oficial da nova Licenciatura em Línguas Literaturas e Culturas - Estudos Chineses, na sexta-feira, dia 19 de novembro, às 15h30mn, no Centro de Convenções, do Campus de Palmarejo Grande.
A sessão oficial será presidida pelo Ministro da Educação, Amadeu Cruz, pelo Embaixador da República Popular da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, pela Magnífica Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, pelo Vice-reitor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, Liu Jianda e pelo Presidente da AMICACHI, José Correia.
A Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas – Estudos Chineses da Uni-CV será afeta à Faculdade de Ciência Sociais Humanas e Artes (FCSHA) e coordenada pelo Instituto Confúcio. Terá a duração de quatro anos ou oito semestres, sendo o 6º semestre feito na China, em modo de intercâmbio e mobilidade com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong.
O Reitor da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, Shi Youqi, acredita que a implementação da licenciatura em Línguas Literaturas e Culturas - Estudos Chineses pelo Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde é de grande importância para a melhoria do nível de ensino do Instituto.
A Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, por sua vez, frisou que a implementação da licenciatura em Línguas Literaturas e Culturas - Estudos Chineses terá um impacto positivo no ensino da língua chinesa em Cabo Verde e nas ofertas formativas da Uni-CV.
Em dezembro de 2020, especialistas da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong aprovaram o "Projeto do Programa de Licenciatura em Língua Chinesa do Instituto de Confúcio na Universidade de Cabo Verde". Du Xiaocong, Embaixador da China em Cabo Verde, qualificou a futura licenciatura em língua chinesa como um salto em frente no ensino da língua chinesa em Cabo Verde.
A fim de popularizar as aulas de língua chinesa em todas as escolas secundárias de Cabo Verde e, posteriormente, torná-las aulas obrigatórias, o Ministério da Educação de Cabo Verde recomendou que o Instituto Confúcio da Uni-CV implementasse uma licenciatura em língua chinesa para formar professores cabo-verdianos não nativos de língua chinesa em número suficiente.
No dia 21 de outubro de 2021, a Agência de Regulamentação do Ensino Superior (ARES) emitiu a sua acreditação e registo do ciclo de estudos: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas – Estudo Chineses.
O Instituto Confúcio na Uni-CV foi estabelecido em dezembro de 2015. Em setembro de 2017, o Instituto, juntamente com o Ministério da Educação de Cabo Verde, iniciou a primeira ação de integração do ensino da língua chinesa no sistema nacional de educação de Cabo Verde. No mesmo ano, mais de 700 alunos de 15 escolas secundárias de três concelhos de Cabo Verde inscreveram-se para aprender a língua chinesa. Em 2018, o número de alunos inscritos para as aulas ultrapassou os 1500. No ano de 2019, havia mais de 2000 alunos do ensino secundário a aprender a língua chinesa.