A 19ª edição do Concurso Internacional “Ponte Chinesa” nas Universidades e a 13ª edição do Concurso Internacional “Ponte Chinesa" nas Escolas Secundarias em Cabo Verde, organizados pela Sede do Instituto Confúcio/HANBAN, realizados pela Embaixada da China em Cabo Verde e copatrocinados pelo Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde, terminou com sucesso.
Afetada pela epidemia da Covid-19, a competição foi realizada online e fortemente apoiada pela Embaixada da China em Cabo Verde, a Associação dos Empresários Chineses em Cabo Verde e a Associação de Amizade China-Cabo Verde. A referida competição contou com 14 convidados, entre os quais o Conselheiro Comercial Chinês da Embaixada da China em Cabo Verde, Huang Dengping, o Presidente da Associação de Amizade China-Cabo Verde, José Correia, os líderes da Associação dos Empresários Chineses em Cabo Verde e representantes do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde. Eles assistiram às finais online e participaram como membros do júri.
Em representação do Embaixador da China em Cabo Verde, Du Xiaocong, o Conselheiro Huang Dengping afirmou no seu discurso que, desde a reforma e abertura da China ao mundo, o interesse pela língua chinesa aumentou. Com o surgimento da competição da "Ponte Chinesa", as trocas culturais chinesas e estrangeiras foram aprofundadas e a amizade entre os povos foi aprimorada. "Os estudantes de Cabo Verde que participaram nas últimas competições da Ponte Chinesa tiveram um bom desempenho e contribuíram para reforçar o intercâmbio entre Cabo Verde e China", enalteceu o Conselheiro. Mr. Huang elogiou também os professores do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde pelos seus esforços nos intercâmbios culturais entre Cabo Verde e China.
O Sr. Zhang Dequan, Presidente da Associação dos Empresários Chineses em Cabo Verde, e o Sr. Correia, Presidente da Associação de Amizade China-Cabo Verde, também sustentaram plenamente, nos seus respetivos discursos, que o Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde é um comunicador da cultura chinesa desde a sua criação.
Os critérios de avaliação do concurso incluíram duas fases: a preliminar e a final. Desde o início das atividades, em maio, os professores chineses instruíram mais de 1.000 alunos cabo-verdianos e selecionaram apenas 23 estudantes para gravar vídeos e participar da fase preliminar. Posteriormente, todos os professores do Instituto assistiram à competição online. Três estudantes universitários e seis alunos do ensino secundário foram selecionados para participar nas finais. Na fase final, depois do Professor-coordenador Yu ter apresentado o cronograma, o júri assistiu e pontuou os três vídeos: autoapresentação, discurso e show de talentos. No final, Eliane Monteiro Moniz e Gilson Cardoso, ambos da Praia, conquistaram os títulos de vencedores. Esses representarão Cabo Verde na 19ª Competição "Ponte Chinesa" para Estudantes Universitários, e na 13ª Competição "Ponte Chinesa" para Estudantes do Ensino Secundário na China.
O Diretor Chinês do Instituo Confúcio na Uni-CV, Zhou Fuqiang afirmou que estava muito feliz em ver os professores e os alunos concluírem o trabalho sem perder o entusiasmo pelo estudo durante o período de epidemia. Agradeceu calorosamente a todos os envolvidos. O Instituto Confúcio na Uni-CV continuará a trabalhar arduamente para desempenhar um papel ativo na construção de uma ponte sólida de troca de amizade entre Cabo Verde e China.