Na tarde do dia do Carnaval 2019, os professores voluntários chineses, acompanhados da Diretora Nacional do Instituto Confúcio, Ermelinda Tavares, participaram pela primeira vez no Carnaval da Praia, ao desfilarem no grupo Vindos da África que este ano adotou como tema “China”.
Na frente do único andor do grupo, representando o Buda, desfilaram três alas de dança, todas elas repletas de elementos chineses - guarda-chuvas chineses, leques e praticantes de kung-fu.
Também em São Vicente, há mais de quatro anos que os docentes chineses têm vindo a trabalhar na promoção da língua e no intercâmbio cultural China-Cabo Verde. Com a iniciativa Uma Faixa e Uma Rota, a presença da China é cada vez mais sentida no seio dos Cabo-verdianos.
O desfile nas ruas de Mindelo, com o tema China, atraiu muitas pessoas com interesse em conhecer esse país e entender melhor a cultura do povo chinês. “O novo semestre está prestes a iniciar-se, então vamos conhecer melhor a língua e cultura chinesas!”, disseram alguns dos presentes no desfile.
A participação no Carnaval 2019 permitiu igualmente aos professores chineses conhecerem um pouco da cultura cabo-verdiana.