A Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da Universidade de Cabo Verde, em parceria com Quercus Cabo Verde, promoveu no dia 9 de junho de 2025 uma jornada de reflexão e sensibilização sobre a proteção dos oceanos, no âmbito do dia dos Oceanos, celebrado 8 de junho.
A atividade decorreu nas instalações da Uni-CV e integrou-se na Semana do Ambiente e dos Oceanos, com o lema definido pela ONU este ano: Acelerar a Ação e mobilizar todos os intervenientes para conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos.
A sessão de abertura contou com intervenções da Presidente da FCT e da Escola de Ciências Agrária e Ambientais, Maria dos Anjos Lopes, do Presidente da Quercus Cabo Verde, Paulo Ferreira, e do Reitor da Uni-CV, José Arlindo Barreto.
Durante a conferência plenária intitulada Inovação Azul: O Papel dos Biobancos Marinhos na Cosmética Ecológica e Ética, proferida pela prof. Investigadora Neidy Rodrigues. A oradora destacou o papel dos recursos marinhos do desenvolvimento sustentável do país.
O painel I teve como destaque a apresentação do representante da Quercus Cabo Verde, que partilhou os resultados de um estudo sobre microplásticos em algumas praias de Cabo Verde, revelando dados preocupantes sobre a poluição marinha no arquipélago. O segundo tema do painel focou-se igualmente nos microplásticos e no seu impacto crescente nos ecossistemas costeiros.
A iniciativa reforçou a necessidade de ações concretas para proteger os oceanos, envolvendo a academia, as organizações da sociedade civil e os decisores políticos.