O workshop sobre a Inteligência Artificial para o Desenvolvimento (IA4D) Cabo Verde marcou a abertura da 12.ª edição da Conferência Euro-Americana de Telemática e Sistemas de Informação, realizada na terça-feira, 2 de julho, no auditório n.º 102 do edifício 8, no Campus do Palmarejo Grande. O evento decorreu numa modalidade híbrida, combinando sessões online e presenciais.
A sessão foi presidida pelo Reitor da Universidade de Cabo Verde, José Arlindo Barreto, e contou com a participação do Presidente local da EATIS, Celestino Barros, e do Presidente da EATIS, Rogério Chagas.
Na abertura, José Arlindo Barreto destacou que a Conferência Euro-Americana de Telemática e Sistemas de Informação constitui um fórum de excelência que promove a troca de conhecimentos, experiências e inovações nas áreas de Telemática e Informação. Expressou o seu contentamento por a Universidade de Cabo Verde acolher um evento tão significativo, para a universidade, mas também para o país. “Vivemos uma era de transformações digitais aceleradas, na qual as tecnologias de informação desempenham um papel crucial no desenvolvimento socioeconómico global”, sublinhou o Reitor da Uni-CV, reafirmando o compromisso da universidade em liderar essas mudanças através da investigação, inovação e formação de profissionais qualificados.
O Presidente da EATIS, Rogério Chagas, relembrou os inícios da EATIS e o impacto que a organização teve na sua carreira e na de outros estudantes. “Começámos a participar em eventos na América do Sul e na Europa, e percebemos a necessidade de um fórum que facilitasse a colaboração internacional entre estudantes e investigadores”, disse. Chagas também destacou a importância da conectividade online e a facilidade de comunicação entre estudantes e investigadores, apesar dos desafios logísticos que, por vezes, impedem a presença física. “Hoje, é fácil conectar-se e colaborar à distância. As barreiras físicas estão a diminuir, o que reforça a nossa missão de unir estudantes e académicos de diferentes partes do mundo.”
Um dos momentos altos da conferência foi a participação do professor Ricardo Baeza-Yates, da Universitat Pompeu Fabra, uma autoridade renomada em ciência da computação e autor de obras fundamentais para o avanço da tecnologia e da informação. “A sua presença enriquece a nossa conferência e promete inspirar todos os participantes com conhecimentos valiosos e perspetivas inovadoras”, afirmou Celestino Barros.
O evento também contou com workshops interativos que promoveram a aprendizagem prática e a colaboração entre os participantes, além de sessões de apresentação de descobertas por investigadores renomados. Este ano, a conferência recebeu 29 submissões, das quais 25 foram selecionadas para apresentação. “Estendemos os nossos sinceros agradecimentos a todos os autores pelo seu trabalho dedicado e contribuições significativas para o programa da conferência”, concluiu Barros.
Seguiu-se o workshop sobre a "Inteligência Artificial para o Desenvolvimento (IA4D) Cabo Verde", que discutiu a aplicação da IA para o desenvolvimento sustentável e as melhores práticas para engajar comunidades no desenvolvimento e adoção de soluções de IA.
Nos dias 4 e 5 de julho, dedicar-se-á à apresentação de comunicações, seguida de debates sobre temas como o desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias que estão a transformar os sistemas de informação, avanços em redes de comunicação e Internet das Coisas (IoT), aplicações de inteligência artificial e aprendizagem de máquina em telemática, análise de dados, automação, segurança cibernética e a contribuição das tecnologias para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis.