rabotica_unicv.jpg A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) alcançou um marco importante na robótica africana. A equipa SmartUniCV conquistou o 4.º lugar na Competição Pan-Africana de Robótica (PARC) de 2023, um concurso anual que visa inspirar os jovens a utilizarem a ciência e a tecnologia para resolver desafios societais.

O tema deste ano centrou-se na aplicação da robótica na agricultura. A competição, realizada em duas fases – uma remota e a outra presencial – ocorreu em julho de 2023, no Senegal. A equipa SmartUniCV, constituída por estudantes e liderada pela Professora Sónia Semedo da Uni-CV, passou com distinção a primeira fase e destacou-se na etapa presencial, garantindo o 4.º lugar entre as equipas de todo o continente africano.

A PARC é um evento de grande relevo no panorama da robótica africana. Este ano, a competição abriu portas a universidades, permitindo pela primeira vez a participação da Uni-CV, uma vez que, anteriormente, o certame era restrito a outras entidades. A inclusão de universidades na competição é um avanço significativo para a promoção da ciência e da tecnologia no ensino superior em África.

A atuação destacada da equipa SmartUniCV na competição é uma prova do compromisso da Uni-CV com a inovação e a excelência académica. A universidade tem investido na promoção da ciência e da tecnologia entre os seus estudantes, e o sucesso da equipa na PARC é uma evidência do impacto positivo destes investimentos.

Na etapa presencial da competição, as equipas tiveram a oportunidade de integrar o seu software no sistema físico PARC AgRobot e competir num ambiente realístico para a competição final. A equipa SmartUniCV mostrou sua competência e habilidade, conquistando o 4.º lugar na competição.

A Uni-CV continuará a incentivar a inovação e a excelência académica entre os seus estudantes, assim como a promover a ciência e a tecnologia como pilares fundamentais do ensino e aprendizagem.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account