curso_de_prevenção_4.jpgA Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e o Centro de Investigação e Formação em Género e Família, com o apoio financeiro do UNFPA (Fundo das Nações Unidas para a População), realizou no dia 14 de outubro de 2020, um curso sobre a “Prevenção à Covid-19 em Ambiente Académico”, no anfiteatro do Campus de Palmarejo e através da plataforma Microsoft Teams, para a comunidade estudantil. 

A pandemia do novo coronavírus trouxe enormes desafios para o mundo, com impactos devastadores em todos os quadrantes (sociais, económicos e ambientais). Em particular, os diferentes sistemas de ensino foram afetados, obrigando os decisores a tomarem medidas que ajudassem a mitigar os efeitos da pandemia em ambientes escolares.

Neste sentido, para que se conceba uma resposta sustentável às emergências, foi realizado um curso de prevenção com o intuito de mitigar os riscos associados a este tipo de ambiente, proporcionando à nossa comunidade estudantil informações seguras e credíveis sobre a Covid-19, que ajudem-na a traçar o melhor caminho para fazer face aos desafios da pandemia. 

O curso foi ministrado pelos docentes e investigadores da FCT, com especialidades em diferentes áreas de atuação na saúde. Os/as estudantes tiveram a oportunidade de ter acesso e debater informações científicas e atuais sobre o novo coronavírus e suas características biológicas, métodos de prevenção da sua disseminação, o seu diagnóstico e a intervenção terapêutica, terminando com a abordagem de aspetos comportamentais e de saúde mental inerentes às mudanças impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Os/as estudantes (43 participantes presenciais) tiveram direito a um kit individual com itens de higiene e proteção e também um folheto informativo com os conteúdos claros e adequados sobre as medidas preventivas em ambiente académico. 

Almejamos que os/as estudantes beneficiados com o curso possam ser canais de replicação das informações e agentes ativos no combate à Covid-19.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account